Eleições 2024


Confira a entrevista com o candidato a prefeito de Xanxerê Oscar Martarello

11/09/2024 às 11:06 Atualizado: 18/09/2024 às 19:08

A pouco menos de um mês para as Eleições Municipais de 2024, o Tudo Sobre Xanxerê apresenta, novamente, uma entrevista com os agora candidatos à Prefeitura de Xanxerê. O objetivo do bate-papo é expor, de forma clara e direta, as ideias e projetos do candidato e dar espaço para ele deixar sua mensagem à população. 

 

Confira a entrevista com Oscar Martarello - 22 PL/MDB/PSDB/União Brasil: 

 

1-Ao longo do seu mandato havia a dúvida sobre a sua reeleição. O que te fez se colocar novamente à disposição? 

O que me fez tomar a decisão foi pelos grandes projetos que estão em andamento.

Uns já em licitação, outros que entrarão em breve. E, em virtude de todos esses trabalhos, estão acontecendo, por exemplo, o Centro Integrado de Saúde (CIS), o Distrito Industrial Nascer do Sol, Ecoparque, Habitação, com 320 unidades habitacionais e, também, a Hípica, qual conseguimos reverter o terreno ao município, além, do túnel, asfalto no interior e na cidade. 

Foi para continuar e concluí-los que decidimos tentar a reeleição.  

 

2-Em seu primeiro mandato, o município de Xanxerê registrou um crescimento econômico histórico e um aumento na geração de empregos. Foi o investimento em empresas locais? Melhores oportunidades para a instalação de novas empresas? No geral, quais foram as ações desenvolvidas durante a sua gestão que impulsionaram esses crescimentos?

Esse crescimento histórico que Xanxerê está tendo se deve a vários fatores. Um deles é o resgate da autoestima e a confiança, também, da credibilidade em investir em Xanxerê e, saber que aqui as coisas estão acontecendo.

Por esta razão, empreendedores de Xanxerê e de outros lugares estão investindo mais em nosso município. Além disso, a desburocratização, o próprio sistema “Aprova Fácil”, o qual criamos para que quem queira empreender, não tenha nenhuma barreira, nem impedimento.

Assim, foi-se aumentando a crença e o otimismo dos xanxerenses. 

 

3-No início do seu mandato foi lançado o programa 10 anos em 2, onde, através dele, diversas ruas da cidade e do interior ganharam pavimentação e muitos projetos saíram do papel, como a construção do Centro Integrado de Saúde e as bacias de contenção. Todos os investimentos anunciados foram concluídos ou saíram do papel? O que faltou? E quais seus planos para a infraestrutura?

Tudo aquilo que foi planejado e lançado dentro do Programa 10 anos em 2, foi realizado. Obviamente que nem todas as obras estão concluídas, mas podemos citar, como exemplo, a obra do túnel, com recursos já garantidos. Temos R$ 10 milhões na conta do município, recursos esses, provenientes da economia do ano passado, do nosso superávit, além de R$ 9,7 milhões garantidos pelo governo do Estado. No entanto, estamos aguardando a liberação do DNIT para que possamos licitar a obra do túnel. Fizemos muito mais do que estava no Programa 10 em 2, a exemplo da pavimentação no interior e pavimentação na cidade, contemplando bairros carentes, e os mais próximos ao centro, além do centro da cidade. Também, estamos concluindo um programa grande de habitação na Hípica, que será lançado no próximo ano, incluindo a creche/escola em tempo integral, que será a maior creche do município, qual será construída naquele espaço, além disso, um centro esportivo, outras praças e a continuidade dos asfaltos. 

 

4-Em seu plano de governo há a continuidade da ampliação do Centro Integrado de Saúde (CIS). Detalhe sobre como dará essa continuidade e quais serão os atendimentos prioritários.

Sobre o Centro Integrado de Saúde, esperamos entregar em breve para a comunidade, onde vão funcionar mais de 20 especialidades, como a saúde do homem, da mulher, da criança, especialidades odontológicas, pequenos procedimentos, exames e a farmácia polo. Haverá, em soma disso, o anexo de uma Unidade Básica de Saúde, que vai atender o bairro Tonial. O local vai prestar atendimento para toda a comunidade xanxerense, tanto da cidade, quanto do interior, com horário estendido das 17h às 23h.

 

5-No plano de governo há a conclusão do Ecoparque e projetos referentes à construção de quadras de areias e o Centro de Eventos. De onde virão os recursos para a construção e conclusão das obras?

O Ecoparque vai contemplar várias quadras, sendo elas de areia, de piso e, também, com gramado, parquinho para crianças, pistas de caminhada e uma passarela sobre o lago. No local, teremos banheiros, máquina de água quente para chimarrão e água fria.

Já, sobre o Centro de Eventos, este ano está sendo realizado o planejamento e pretendemos fazer com partes dos recursos próprios da Administração Municipal, com um convênio com o governo do Estado, o qual vai trazer muitas atrações, grandes eventos, mais economia para Xanxerê, movimentando a rede hoteleira, restaurantes, bares, postos de combustível e todo nosso comércio.

 

6-Em seu plano de governo há um projeto sobre os cuidados aos animais. Como funcionará?

Nós estamos construindo a Vila dos Cães, um local que terá espaço para abrigar animais em condição de rua, ou vítimas de maus tratos. Este contará com uma médica veterinária e uma equipe para prestar todo apoio e cuidados a esses animais, como castração, chipagem, banho e tosa, deixando-os em condições de serem adotados.

Além disso, precisamos dar continuidade à castração dos animais que são abandonados nas ruas do nosso município.

 

7-Cite outros projetos inseridos no plano de governo, que o senhor julgue importante mencionar.

Os projetos que nós temos e que podem ser destacados é a creche/escola em tempo integral, também, a Vila Habitacional, onde vai ser construído o maior número de unidades habitacionais da história de Xanxerê. Temos, ainda, o projeto para a construção do complexo esportivo, o Centro de Eventos, pavimentação no interior e na cidade, e a ampliação da equipe médica para atendimento nos postos de saúde.


8-O Biasus foi escolhido para continuar como seu vice. O que levou a essa escolha?

O Adenilso Biasus foi um vice que sempre esteve junto comigo, nos momentos difíceis e nos momentos bons. Foi uma pessoa leal. Temos a mesma forma de pensar, de resolver os problemas, encarar os desafios do município, e ele está preparado para essa continuidade, pois desempenhou muito bem o seu papel ao meu lado. Por isso, pelo respeito, pela dedicação que teve, mantivemos a dupla Martarello e Biasus. 

 

9-Caso seja reeleito, o que a população de Xanxerê pode esperar para os próximos quatro anos?

Caso seja reeleito, a população pode esperar esse mesmo comprometimento, essa mesma seriedade, e a vontade de trabalhar, somando a isso, o amor às pessoas, querendo uma Xanxerê cada vez melhor, onde todos possam viver bem, ter direito ao trabalho, direito à saúde, à educação e vivam felizes.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.