Saúde


Pouco mais de 170 crianças são atendidas no Dia D de vacinação contra a poliomielite em Xanxerê

Por: Francieli Corrêa 12/06/2024 às 09:56 Atualizado: 19/06/2024 às 19:23

No último sábado (8), o Dia D de vacinação contra a poliomielite atendeu 176 crianças em Xanxerê. A Secretaria de Saúde do município destacou a baixa procura pela imunização, mesmo com a campanha sendo realizada nacionalmente.

Santa Catarina, de modo geral, ainda está longe de atingir a meta estipulada pela campanha. No sábado, foram vacinadas 36.479 crianças até 4 anos em todo o estado. Deste total, 35.678 receberam a vacina oral (VOP) e 801 a vacina inativada (VIP).

Desde o início da campanha, no dia 27 de maio, Santa Catarina somou 107.455 doses aplicadas, sendo 9.610 doses da VIP e 97.845 doses da VOP. Atualmente, a cobertura para a vacina oral, que está sendo aplicada de forma indiscriminada, é de apenas 25%.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite segue até a próxima sexta-feira (14). Após o fim da mobilização, as doses continuarão disponíveis nos postos de saúde de todo o estado para a vacinação de rotina. A partir de então, a VOP deixará de ser aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças até 4 anos, sendo administrada apenas como dose de reforço nas idades recomendadas, de 1 ano e 3 meses e 4 anos.

Crianças com até 1 ano de idade precisam completar o esquema vacinal com três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses, antes de serem vacinadas com a VOP.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.