Todas


Imobiliária Abrigo: 04 décadas construindo sonhos e colaborando no desenvolvimento de Xanxerê

Por: Francieli Corrêa 10/12/2021 às 16:17 Atualizado: 03/01/2022 às 13:55

Seu Albino Arcari, no auge dos seus 75 anos, conta com detalhes como era Xanxerê desde antes de se tornar município. Ele é uma testemunha do nascimento da Campina e um de seus pioneiros. Com seu olhar empreendedor e inquietude para fazer acontecer, criou a primeira imobiliária da cidade, a Abrigo, que há exatos 40 anos vem se fazendo presente no momento mais importante da vida de muitas famílias, além de colaborar com o desenvolvimento da cidade.

O aniversário, comemorado nesta sexta-feira (10), é muito especial para a família Arcari, mas também é um marco na história da cidade. Fundada em 1981, a Imobiliária Abrigo está presente na construção de muitos dos principais edifícios de Xanxerê, que foram dando forma a sua urbanização. Para o fundador, o legado de confiança e amizades construídas ao longo dessas quatro décadas é o que mais tem valor.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

“A confiança que as pessoas e empresas têm em nosso trabalho, até hoje, e as amizades que foram construídas ao longo desse tempo é o que mais vale a pena e que compensa qualquer preocupação. Para isso, sempre me mantive fiel ao princípio de me colocar no lado do outro, nunca prejudicar ninguém e tratar bem todos que aqui chegam. Para mim, as três partes têm que estar satisfeitas: quem vende ou aluga, quem está comprando ou alugando, e a imobiliária. Isso o meu filho também aprendeu e leva para consigo.”, comenta Albino.

O negócio sempre esteve sob o comando da família e, há alguns anos, é administrado também pelo filho mais novo, André Arcari, que abraçou a missão de dar continuidade ao que Albino iniciou. Para trabalhar ao lado do pai, se preparou, formou-se em administração, conquistou o registro no Cresci e se especializou na área imobiliária. Algo que o patriarca conta com orgulho. “O meu conhecimento, hoje, está pequeno perto do que ele aprendeu.”, comenta com brilho nos olhos.

Além do filho, a nora e arquiteta, Franciele Sartor Arcari, a esposa de seu Albino, dona Rosa Angela Arcari, e a filha mais velha, Sabrina Arcari, também atuam na imobiliária. Ao todo, cerca de dez pessoas fazem parte do quadro de funcionários. A Abrigo trabalha com aluguel e venda de imóveis residenciais e comerciais, avaliações, loteamentos e administração e construção de empreendimentos. É referência na área e buscada por pessoas e empresas de fora da cidade e até do estado, para realizar avaliações e participar de projetos audaciosos.

Pioneirismo
Albino Arcari chegou a Xanxerê em 1952, junto dos pais Casemiro Arcari e Dileta Maria Ferronatto Arcari, além de outros dois irmãos, e a família dos tios   Ângelo Albino Ferronatto e Linda Locatelli Ferronatto - para dar início ao grande Center Hotel, outro marco da história do município, que continua com as portas abertas. Vindos de um local chamado Anta Gorda, no interior do município de Encantado, no Rio Grande do Sul, os dois casais chegaram a Santa Catarina com seis crianças, muitos sonhos e determinação.

O sentimento empreendedor dos pais passou para os filhos, mas todos tiveram que buscar suas próprias conquistas. Seu Albino conta que nada lhe era dado de forma exagerada, os pais sempre quiseram que ele buscasse seus objetivos e conquistasse por mérito o que desejava. “A minha vida não foi nada fácil, mas eu lutei. Eu tinha um objetivo e ia atrás, não sossegava e assim sou até hoje.”, comenta.

Sua jornada até chegar à Abrigo foi longa. Começou a trabalhar ainda criança, ajudando no hotel da família, foi garçom, vendedor de passagens na rodoviária, técnico em contabilidade e gerente de loja de motores, até ser desafiado pela mãe a criar seu próprio negócio, dando início à Casa de Esportes Arcari e Cia, que depois ficou para outros familiares.

Mas, ainda não era o que o fazia sentir-se realizado. Se arriscou a aprender veterinária, trabalhou em uma companhia elétrica e foi representante do Funrural. Já com a esposa e a primeira filha, sabia que precisava buscar algo diferente. Até perceber que poderia encontrar no ramo imobiliário a realização que procurava. Com o incentivo de um amigo, que se ofereceu para ser seu sócio, em pouquíssimo tempo idealizou, buscou as informações que precisava e iniciou a Abrigo.

Inquieto para colocar em prática seus objetivos, conseguiu uma autorização para começar a trabalhar no ramo antes mesmo de ter o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina, que veio no final do ano de 1981, quando a imobiliária foi criada oficialmente.

Começou de forma modesta, no espaço onde trabalhava como representante da Funrural. A amizade que tinha com outros xanxerenses e a credibilidade já estabelecida, lhe proporcionaram os primeiros imóveis para alugar na Galeria Tacca e Tonial, assim como de outras famílias tradicionais. Até que conseguiu sua primeira grande venda,  ainda no início da imobiliária: 20 casas em um loteamento, criado através da sociedade formada com outros três investidores.

“A imobiliária conseguiu me recuperar financeiramente já no primeiro mês de atividade, sem ela ser oficial. E essa é a história. De uma dificuldade, da busca por um novo caminho onde eu pudesse trabalhar para mim mesmo, comecei a Abrigo.”, lembra Albino.

O primeiro endereço da empresa foi na rua Coronel Passos Maia, na Galeria Bortoluzzi, onde ficou de 1981 até 1989. Depois mudou-se para o prédio Policenter - criado, inclusive, por iniciativa de Albino, reunindo mais de 20 investidores para a aquisição do terreno e construção do edifício de salas comerciais. Mais tarde, passou a funcionar no edifício Casemiro Arcari (uma homenagem ao pai), na rua Independência, até ser reinaugurada, no dia 10 de dezembro de 2018, no endereço atual: número 339 da rua Olavo Bilac - bem no Centro de Xanxerê, o que também sempre foi um desejo de seu Albino.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.