Saúde


Hospital de Xanxerê relata lotação e pede que alguns pacientes procurem postos de saúde

Por: Francieli Corrêa 23/04/2024 às 09:25 Atualizado: 30/04/2024 às 20:03

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, divulgou uma nota relatando, novamente, lotação no setor de emergência e pedindo para que pacientes com casos sem gravidade procurem atendimento em postos de saúde.

A instituição destacou que a procura está bem acima da capacidade de atendimento, o que tem resultado em longas filas e horas de espera por parte dos usuários. Sendo que, do total de pacientes, os casos leves (classificados com pulseira verde e azul) correspondem, atualmente, a 75% dos atendimentos.

Ainda conforme registros do HRSP, muitos pacientes têm chegado até lá com casos realmente graves (urgência e emergência), que demandam longos e detalhados atendimentos por parte da equipe médica.

“Diante dessa situação, o HRSP orienta que, nessas situações de menor gravidade (gripes, resfriados, diarreia, suspeita de dengue, dor nas costas, dores musculares em pernas e braços em função de trabalho pesado, renovação de receitas, mostras exames), os pacientes procurem atendimento obrigatoriamente nos postos de saúde, os quais possuem fichas de atendimento de livre demanda (além dos agendados)”, destaca o hospital em parte da nota.

Segundo a instituição, a intenção com isso é garantir que os recursos e o tempo dos profissionais do setor de emergência sejam direcionados prioritariamente aos casos graves que necessitam de atenção imediata. 

Foto: Arquivo/HRSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.