Dengue


Saúde atualiza números da dengue em Xanxerê

Por: Sanny Borges 03/04/2024 às 14:48 Atualizado: 10/04/2024 às 23:28

Xanxerê confirmou 107 casos de dengue em 2024 até esta quarta-feira (3), conforme dados divulgados nesta manhã pela Vigilância Epidemiológica do município.

O Boletim da Dengue informa ainda que já foram testadas 958 pessoas desde o início do ano. Ao todo, 536 focos do mosquito Aedes aegypti já foram identificados.

A Vigilância Epidemiológica orienta que em caso de dor de cabeça, febre, dor no corpo ou manchas vermelhas na pele, é preciso procurar a unidade de saúde a qual pertence para avaliação e posterior coleta para sorologia de dengue.

Transmissão

A transmissão da dengue acontece durante a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado com vírus. Após a picada, os sintomas podem surgir entre quatro e 10 dias. A dengue não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, além de também não ser transmitida através do consumo de alimentos ou água.

O vírus pode também ser passado de humanos para mosquitos, em que o mosquito Aedes aegypti ao picar uma pessoa com dengue, adquire o vírus, podendo transmitir para outras pessoas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.