Todas


Sou Catarina: jornalista cria site para contar histórias inspiradoras de mulheres

Por: Francieli Corrêa 07/12/2021 às 17:41 Atualizado: 03/01/2022 às 13:55

Com a proposta de valorizar, dar voz e oportunidade para grandes mulheres - independentemente da profissão - sejam gestoras, artesãs, donas de casa, ou agentes políticas, nasceu, em junho deste ano, o site Sou Catarina. Criado pela jornalista xaxinense, Patrícia Vanzin, o portal vem colocando em pauta histórias incríveis de mulheres, suas contribuições e o que interfere em suas vidas, e tem tido ótima aceitação por parte das leitoras e leitores também.

“O foco é dar destaque para mulheres e suas ações. A relevância é a pessoa, não o cargo que ela ocupa, a condição financeira ou posição social. Por isso, toda e qualquer mulher pode ser destacada neste site.”, explica a criadora do portal.

Patrícia Vanzin é uma jornalista bastante conhecida e reconhecida pela sua atuação na comunicação catarinense, há mais de 16 anos. Ela já trabalhou em emissoras de rádio, televisão, jornais, internet e teve uma revista. Nos últimos anos tem se dedicado à assessoria de comunicação pública e privada e também atua com organização de eventos e apresentação de cerimoniais. Apaixonada pela boa comunicação, “a que tem o papel de contribuir e gerar conhecimento”, conforme ela mesma define, busca entregar isso aos leitores, agora, com o Sou Catarina.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

“Sempre me chamou atenção, o potencial das mulheres e o tanto de esforço, comprometimento e liderança que temos em todos os espaços sociais. Apesar disso, sempre fiquei intrigada pelo fato de que (de maneira consciente ou inconsciente), quando pensamos em uma pessoa de destaque (seja para uma premiação ou para uma palestra, por exemplo), na maioria das vezes, lembramos de um homem. No entanto, as mulheres são multitarefas, são comprometidas, guerreiras, empreendedoras e merecem respeito e reconhecimento, tal qual como qualquer cidadão. Por isso, como profissional da área da comunicação, senti que eu poderia abrir este espaço para as mulheres e foi assim que nasceu o Portal Sou Catarina. Não se trata de um movimento feminista, contra o machismo, ou algo nesse sentido. Eu acredito no respeito ao ser humano.” comenta.

Patrícia destaca que está muito feliz com a visibilidade que o portal está tendo. Ela conta que o nome - Sou Catarina – não diz respeito unicamente à catarinenses, “mas trata de mulheres de fibra, batalhadoras e entusiastas”. O portal é atualizado diariamente e nele é possível encontrar histórias de empreendedorismo, superação, coragem, informações sobre cultura, política, economia, segurança, esporte, educação, por exemplo.

“No Sou Catarina existem todas as editorias que são trabalhadas em um portal de notícias. O diferencial, é que não trabalhamos com factualidade. Pelo contrário, várias mulheres e assuntos destacados no Sou Catarina já serviram de pauta para matérias em outros meios de comunicação. O Sou Catarina é como uma imensa biblioteca. Não é possível ler todos os livros de uma única vez, no entanto, cada vez que você acessar o site,  terá a oportunidade de conhecer uma grande mulher.”, explica a jornalista.

Muitos dos nomes que já apareceram no Sou Catarina foram pautas sugeridas por conhecidos da jornalista e que conhecem o site e sua proposta. Segundo ela, o único critério para ser entrevistada pelo site é estar disposta a conceder a entrevista e contar a própria história.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.