Blogs e Colunas


Dr. Ranieri Esclarece
Dr. Ranieri Esclarece

Qual o Papel do Advogado Criminalista?

18/02/2022 às 15:54

No dia de ontem deparei-me com a notícia que o um idoso de 73 anos foi preso no Aeroporto do Galeão, no estado do Rio de Janeiro, por tráfico internacional de drogas, já que ele tentava chegar ao Sudão do Sul, na África, portando aproximadamente 13 kg de drogas. Diante de uma notícia tão exótica, em razão especialmente da idade do passageiro, comecei a perguntar a pessoas próximas qual a função de um advogado, especialmente um criminalista, perante a sociedade, diante das diversas respostas, elaborei essa breve reflexão.

O primeiro ponto é que nenhum sistema é perfeito, nenhuma lei é inteiramente justa e nenhum julgador é incorruptível ou inabalável, e, certamente, como Voltaire nos diz “é melhor correr o risco de salvar um homem culpado, do que condenar um inocente”.

Talvez grande parte das pessoas nunca entenda verdadeiramente o papel do advogado criminal, já que há uma tendência de colocar-se no lugar da vítima ou a família da vítima, ou nesse caso, naqueles que serão afetados com o uso de drogas. É bom dizer que muitas vezes essa atividade profissional evita a condenação de inocentes, e ainda, defende a todos, mesmo que de forma imperceptível, já que na maioria das vezes as pessoas optam por se defender e não confessar suas mazelas e malfeitos.

Muitos entendem que os Advogados Criminalistas defendem “bandidos”, mas já imaginou um mundo apenas com acusadores e julgadores. Como seria? O regresso ao "olho por olho, dente por dente", seria inevitável.

O direito a defesa, ser ouvido, é de todos, inclusive de você que ora nos acompanha, e também deste senhor de 73 anos preso com 13 kg de drogas, sendo essa a função de um advogado criminalista, assegurar a todos os membros da sociedade, ainda que de forma invisível, o seu direito de defesa.

-----------------------------------------------------------

Ranieri Peixoto, advogado criminalista, formado  pela Universidade do Planalto Catarinense, Pós Graduado em Direito Constitucional e Direito Público com Ênfase no Ministério Público Federal. Atuou no Ministério Público de Santa Catarina por mais de 5 anos, proprietário do Escritório Ranieri Peixoto Advogados, atuante em todo o Estado de Santa Catarina, especialmente nos Municípios Xanxerê e Chapecó. Instagram: @criminalistaranieripeixoto. Site: www.ranieripeixotoadvogados.com. Whatsapp:49984183100.

MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.