Integrantes do Conselho Municipal do Turismo fazem uso da tribuna popular da Câmara
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Xanxerê desta quarta-feira (01), integrantes do Conselho Municipal do Turismo estiveram fazendo o uso da tribuna popular para falar sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo departamento para o turismo em 2021 e para 2022.
Arlete Hertal, vice-presidente do conselho, durante sua fala explicou que o departamento desenvolveu um Plano Municipal de Turismo, o qual já foi apresentado para a Administração Municipal e em breve seguirá para a Câmara de Vereadores para votação como lei.
“Há uns dois anos atrás foi iniciado, junto com o Senac, encontros online para que fosse montado o Plano Municipal de Turismo. Já apresentamos para a Administração Municipal e, após algumas adaptações devido à pandemia, ele será mandado para a câmara. Esse plano servirá para colocar o município de Xanxerê no Mapa Brasileiro de Turismo e, assim, o município conseguirá verbas para melhorias e investimentos no turismo local. Esse plano municipal tem validade para 10 anos”, explica.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
Mesmo não possuindo praias, o turismo de Xanxerê se dá através de outras formas, sendo o turismo de eventos, com a Femi, de negócios, esportivo, com o cicloturismo, religioso, com o santuário de Nossa Senhora Aparecida e muitos outros. “As pessoas sempre questionam ‘para que um departamento de turismo em Xanxerê se nem temos turismo de lazer’ e eu sempre digo para as pessoas que hoje nosso foco de turismo em Xanxerê é de compras. Tudo que gerar movimentação de pessoas é turismo, não precisa necessariamente ser o de lazer. É por isso que devemos apoiar a criação desse plano e focar em outras áreas de turismo”, ressaltou a secretária do conselho, Elisiane Menegolla.
Para finalizar, Cristian Conterato, presidente do conselho, destacou que o conselho é composto pelo poder público e por iniciativa privada, sendo empresários e pessoas que querem incentivar o turismo em Xanxerê. “Esperamos que o plano seja aprovado, pois queremos fazer nossa cidade ser reconhecida não só a nível estadual, mas, sim, nacional”, finaliza.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!