Prefeitura de Xanxerê e entidades se preparam para o 1° feirão de empregos
No próximo sábado, 20 de novembro, acontece em Xanxerê o 1º Feirão do Emprego. A ação é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Xanxerê, ACIX e CDL, com o apoio da Câmara de Vereadores e diversas entidades e associações. O feirão seguirá das 8h às 17h, no Centro Comunitário da Igreja Matriz.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus, o objetivo da ação é preencher as cerca de 500 vagas que estão abertas no município. Além disso, o feirão será uma ótima oportunidade para quem procura retornar ao mercado de trabalho ou para quem almeja conquistar o primeiro emprego.
“Temos uma demanda de empresários que estão há muito tempo com dificuldade de preencher vagas de emprego. Decidimos então fazer este feirão justamente para aproximar as duas partes interessadas, ou seja, quem procura emprego e quem tem uma vaga para ser preenchida”, destaca.
No local, serão reunidos empresários que necessitam de mão de obra e também pessoas que estão em busca de uma oportunidade de trabalho. O secretário ressalta que muitas empresas ainda não se cadastraram, então há expectativa de que o número de vagas possa aumentar. “Com o período próximo ao Natal sabemos que o comércio abrirá muitas outras vagas. Acreditamos que em breve teremos cerca de mil vagas de trabalho disponíveis”.
O vice-prefeito acrescenta que esta ação é uma demonstração de que é preciso que o Poder Público, entidades e associações, trabalhem em conjunto para fomentar cada vez mais o desenvolvimento econômico de Xanxerê. Para ele, essa parceria fará toda a diferença e possibilitará um encontro mais rápido entre empresários e pretendentes às vagas de emprego.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
Irene Sá Affolter, presidente da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), também destaca a importância da parceria entre as entidades com o Poder Público. “Queremos viabilizar o quanto antes esse encontro entre empresários e a população que precisa de emprego. A ACIX será uma ponte para que o empresariado chegue até a mão de obra”, ressalta.
Além do feirão de empregos, Biasus revela que uma plataforma online chamada “Mais Empregos” está sendo desenvolvida. Ela ficará disponível no site da Prefeitura e será alimentada de forma diária com todas as vagas a serem preenchidas. O objetivo da plataforma é centralizar essa procura por emprego em um único local.
“Hoje em dia muitos empresários e pessoas procuram as rádios, a ACIX e outros locais para divulgarem vagas de emprego. Agora, em conjunto com as entidades, estamos criando esse portal para centralizar tudo isso e também para que o Poder Público possa ter uma noção exata do desenvolvimento econômico e ver onde tem falta de mão de obra e onde tem de sobra. Com a plataforma teremos um diagnóstico completo do setor e mostraremos que Xanxerê é um município que tem oportunidades”, explica.
Irene acrescenta que o objetivo é formar uma plataforma onde todos possam encontrar ofertas de emprego e identificar o que pode ser melhorado. “Através do Mais Empregos veremos também quais são os segmentos que têm mais déficit na contratação e, junto do Poder Público, criar demandas adequadas para resolver o problema, com a oferta de cursos profissionalizantes”.
Biasus e Irene destacam que este é só o primeiro de outros feirões de emprego que devem ser realizados no município. E que, com base nesta primeira experiência, os próximos deverão ser cada vez melhores. Irene adianta ainda, que o Feirão de Emprego poderá ocorrer semestralmente.