Esportes


Livro “Resenhas da Chape” é lançado em Xanxerê

Escrito por Ricardo Goulart, livro traz histórias marcantes e divertidas dos 50 anos da Chapecoense
Por: Sanny Borges 30/06/2023 às 13:31 Atualizado: 07/07/2023 às 14:41

Desde a manhã desta sexta-feira (30), já está disponível na Livraria Livros e Livros, de Xanxerê, o livro “Resenhas da Chape, para ler e se divertir”. Escrito pelo colunista e editor de esportes do jornal Diário do Iguaçu e setorista da Chape na Rádio Chapecó, Rodrigo Goulart, a obra conta de forma diferente a trajetória dos 50 anos do Verdão do Oeste.

O livro possui 255 páginas, com uma coletânea de 151 passagens pitorescas, inusitadas e hilárias, e relembra eventos cômicos, ilustrados com charges e fotos. “A ideia é fazer rir e contar situações que aconteceram nos bastidores. Algumas histórias as pessoas já conhecem, porém procurei dar um olhar diferente para elas, por exemplo o minuto de silêncio para um ex-atleta que estava vivo e o jogador que deixou de fazer um gol para procurar um brinco no gramado”, conta o escritor.

Rodrigo Goulart entrevistou cerca de 100 pessoas durante um ano e meio para produzir a publicação, que também conta com ilustrações do cartunista Ed Carlos Santana e um prefácio da jornalista Sonia Giaretta. O livro é produzido pela Editora Argos, da Unochapecó.

Xanxerê também faz parte do cinquentenário da Chapecoense e está incluso na publicação. A equipe disputou jogos do Campeonato Catarinense de Futebol na cidade em 1997 e 2013. Um dos episódios mais conhecidos envolvendo Xanxerê é o da trave que caiu no estádio Josué Annoni.

“A história da trave que caiu em Xanxerê ficou conhecida nacionalmente e, posso até dizer, internacionalmente. Ela é contada no livro pelo Douglas Bin, que era responsável pelo gramado na época e explica o porquê da trave ter caído. Temos até foto do momento”, destaca Ricardo.

O autor conta ainda que a ideia da criação do livro surgiu em um churrasco com amigos de infância, onde relembraram fatos engraçados que vivenciaram como torcedores. “Esses amigos me desafiaram a colocar as histórias que contávamos, no papel, porque não são histórias que você encontra pesquisando na internet e, sim, que estão apenas na memória. A partir daí comecei a ir atrás e dar início ao Resenhas da Chape”.

Ele destaca que o livro terá uma continuação. “Muitas histórias precisaram ficar de fora, senão ficaria muito extenso. Além disso, a cada dia que passa algo novo em relação à Chapecoense surge. A ideia é fazer, sim, um segundo volume. Não posso dizer quando, mas lá na frente sairá a continuação”.

O livro pode ser adquirido em Xanxerê na Livraria Livros e Livros e em pontos de Chapecó. Além disso, o exemplar também pode ser adquirido diretamente com o autor Ricardo Goulart, pelas redes sociais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.