Vereador sugere incentivo ao cultivo de citronela como método natural de combate ao Aedes Aegypt
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Xanxerê desta quarta-feira (27), os vereadores aprovaram, por unanimidade e em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) nº 26/2021, do vereador Alessandro Antonioli (PT), que dispõe sobre o incentivo ao cultivo da planta citronela, como método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypt, no município.
De acordo com a justificativa do PL, campanhas de incentivo ao cultivo citronela deverão ser realizadas para divulgar sobre os benefícios do cultivo e manipulação das plantas nas residências, comércios, indústrias e demais áreas públicas e privadas de Xanxerê. Além disso, mudas poderão ser distribuídas às pessoas que desejem cultivá-las e plantá-las em sua residência.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
“O incentivo ao cultivo da citronela poderá se dar através da distribuição de mudas, campanhas nas escolas, campanhas em eventos como a Femi, plantações em canteiros na cidade e nos órgãos públicos. Evidentemente, tudo isso ficará a critério da prefeitura”, explica o vereador.
Segundo Alessandro, a citronela é considerada um método natural de combate ao mosquito conhecido como mosquito da dengue. O cultivo da planta foi implantado em várias cidades como Juiz de Fora/MG, Anápolis/MS, Teresina/PI e Vitória/ES, onde demonstrou eficácia no combate biológico ao mosquito transmissor da dengue e, diante disso, o vereador trouxe o projeto para Xanxerê, conforme justificou.
O PL seguirá agora para a segunda votação na Câmara de Vereadores e, caso seja aprovado, seguirá para sanção do prefeito.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!