Moradores decidem construir lombada por conta própria na Avenida La Salle
Moradores de Xanxerê programaram para a próxima quarta-feira (29), a construção por conta própria de um redutor de velocidade físico, nas proximidades de onde ocorreu o atropelamento de uma pedestre no último dia 12 de setembro, na Avenida La Salle. A Prefeitura está com um projeto em andamento para a instalação de uma lombada eletrônica naquela localidade, mas ainda não há uma data definida para a colocação do aparelho.
Na terça-feira (21), os moradores protocolaram junto a órgãos da Prefeitura e à Polícia Militar, uma solicitação de apoio logístico de segurança para a construção da lombada física e a sua sinalização. Segundo eles, essa é uma solução temporária até que a lombada eletrônica esteja instalada.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
“Nós, a comunidade, vamos fazer o quebra-molas preventivamente, até que a lombada eletrônica seja instalada. Pedimos ao Demut que auxilie nós com a segurança, ao Departamento de Obras para colocar as placas e demarcar a lombada e à Polícia Militar para auxiliar no fechamento da rua, que vai ter que ficar umas 48 horas fechada até o concreto secar”, explicou um dos moradores, Eliseu Gasparini.
Segundo os moradores, a solicitação de um redutor de velocidade no local é antiga, visto que seguidamente ocorrem acidentes relacionados ao excesso de velocidade. O último abaixo-assinado entregue ao Poder Público no início deste ano reuniu pouco mais de 500 assinaturas, a movimentação feita por eles levou ao estudo que está em andamento para a instalação da lombada eletrônica.
Construção não está permitida pelo município, afirma Demut
A resposta do município para a solicitação de sinalização e apoio logístico para a construção da lombada física é negativa, conforme informou a diretora de Trânsito e Engenharia de Tráfego de Xanxerê, Clarice Serena, do Departamento Municipal de Trânsito. Segundo ela, o município não autorizou e não dará apoio de logística de segurança para a execução da obra.
Clarice pontuou que o local não é adequado para uma lombada física, visto que isso aumentaria o risco de acidentes e o incômodo com o barulho das frenagens, entre outros fatores. Ainda segundo ela, se houver a execução sem a autorização do município, a empresa que fizer o serviço (se existir tal empresa) estará passível de multa e será obrigatória a retirada da obstrução da via, assim como os responsáveis estarão sujeitos a outras sanções.
“Se houver a instalação sem a autorização do município, conforme está sendo descrito no ofício, eles, além de serem responsáveis civil e criminalmente por qualquer acidente que ocorra na via, também, serão autuados pelo município por estarem executando obras sem autorização. Para eles executarem essa lombada física teria que ter autorização do município, eles não têm.”, explicou Clarice.
Quanto à sinalização para esse tipo de instalação, a diretora explica que ela deve ser feita 30 dias antes, portanto, mesmo que estivesse autorizada a construção da lombada física, o município não poderia fazer a sinalização só agora. Sobre a instalação da lombada eletrônica, Clarice salientou que o estudo técnico está sendo finalizado, que foi feito o aditivo contratual com a empresa e que o município está se organizando para a instalação.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!