Economia & Negócios


Sala do Empreendedor de Xanxerê orienta sobre pendências fiscais e obrigatoriedades

Por: Sanny Borges 16/05/2022 às 16:39 Atualizado: 23/05/2022 às 19:36

Os mais de 4,7 mil microempreendedores individuais (MEIs) de Xanxerê terão à disposição até a próxima sexta-feira (20) uma programação especial voltada ao fortalecimento dos negócios e aumento da competitividade. A atuação da Sala do Empreendedor – estrutura de referência no atendimento do setor empresarial local – estará intensificada e em evidência na comunidade. Essa prestação de serviço gratuita é viabilizada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.

Durante a Semana do MEI 2022, os empreendedores participarão de capacitações gratuitas, receberão orientações sobre os procedimentos obrigatórios e as mudanças na legislação dessa modalidade jurídica, além de informações sobre acesso ao crédito. A programação inicia nesta segunda-feira (16) com oficina presencial e gratuita sobre “Atendimento ao cliente”, com a consultora credenciada ao Sebrae/SC e jornalista Lizane Lauermann Signorati, das 19h às 21 horas, no auditório da Prefeitura. 

A agente de desenvolvimento Vanessa Nataly Maliska Lovatel explica que os atendimentos na Sala do Empreendedor estarão direcionados para que os MEIs regularizem suas pendências fiscais e cumpram com as obrigações legais. “Os empreendedores podem optar pelo Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp) ou às transações tributárias que possibilitam negociar os débitos com condições diferenciadas, a exemplo de prazo maior e descontos de até 100% nos juros, multas e encargos”, enfatiza.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Outro destaque será o auxílio para o preenchimento da declaração anual simplificada (DASN-SIMEI). A declaração é gratuita e informa o faturamento que o MEI teve com seu negócio ao longo de 2021. O prazo de envio encerra em junho, por isso é importante adiantar os processos para não deixar para última hora. Vanessa reforça que a Semana do MEI 2021 também é voltada para orientar quem deseja formalizar sua atividade econômica, com esclarecimento sobre os benefícios e as obrigatoriedades da modalidade jurídica.

Informações sobre acesso ao crédito serão transmitidas pelos colaboradores da Crediamai Agência de Microcrédito nesta terça (17), na quinta (19) e na sexta-feira (20), no período vespertino.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor está localizada no térreo do prédio da Administração Municipal. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (49) 3441-8597.

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

Foto: PMX

ÚLTIMAS NOTÍCIAS