Especial JOVEM ELEITOR


Prazo para tirar ou regularizar o título para as Eleições 2022 encerra na próxima semana

Por: Sanny Borges 29/04/2022 às 16:09 Atualizado: 06/05/2022 às 19:38

Encerrar em cinco dias o prazo para tirar o título de eleitor pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas Eleições 2022. O fechamento do Cadastro Eleitoral acontece na próxima quarta-feira, 4 de maio e, após esse período, não será mais possível os eleitores consultarem a sua situação eleitoral.

No Brasil, o alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para quem tem 16 e 17 anos, ou irá completar 16 até a data do pleito, marcada para o dia 2 de outubro. A obrigatoriedade do voto está prevista no artigo 14, parágrafo 1º, da Constituição Federal.

O título de eleitor é exigido para solicitar passaporte, realizar matrícula em universidades, participar de concursos públicos e neles ser empossado, praticar qualquer ato para o qual seja exigida a quitação do serviço militar ou declaração do imposto de renda, fazer empréstimos em bancos públicos, entre outros atos.

Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG, local de nascimento, comprovante de quitação com o serviço militar e enviar pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora, ou então comparecer a um Cartório Eleitoral portando os documentos necessários.

A Justiça Eleitoral comunica, ainda, que, para consultar débitos, pagar multa, emitir certidão de quitação eleitoral e imprimir segunda via do título de eleitor não é preciso se deslocar até o Cartório Eleitoral. Esses serviços estão disponíveis na internet pelos links abaixo:

- consulta de débitos;

- pagamento de multa;

- quitação eleitoral;

- segunda via de título de eleitor.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Atendimento em Xanxerê

O Cartório Eleitoral de Xanxerê retomou o atendimento presencial no início de março e sugere que as pessoas que ainda farão alistamento, revisão ou transferências para as eleições de 2022, agendem um horário presencial pelo site a qualquer momento do dia, ou pelo 0800 647 3888, ao invés de realizar todo o pedido pela internet.

Neste sábado (30) o cartório estará de plantão das 9h às 15h, sem fechar ao meio dia e nos dias 2, 3 e 4 de maio, trabalhará com horário estendido, a fim de atender aos eleitores que precisam regularizar a situação eleitoral.

O Cartório Eleitoral de Xanxerê fica na Travessa Carmelli, nº 55, e atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.