Especial JOVEM ELEITOR


Procura para tirar o título de eleitor tem aumentado nas últimas semanas entre os jovens

Por: Sanny Borges 31/03/2022 às 16:01 Atualizado: 29/04/2022 às 11:51

Entre os dias 14 e 18 de março, aconteceu a "Semana do Jovem Eleitor", uma campanha desenvolvida pela Justiça Eleitoral para incentivar os cidadãos entre 15 (que vão completar 16 até o dia das eleições) e 18 anos a tirarem o título de eleitor. A ação foi criada para estimular esse público a participar ativamente do processo democrático do país, visto que nos últimos anos houve significativa queda no número de pessoas nessa faixa etária aptas a votar.  

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha fez com que mais de 850 mil jovens emitissem o documento este ano e sinalizou uma quebra na tendência de queda. Ainda segundo o TSE, de janeiro a março de 2022, somente em Santa Catarina, mais de 28,4 mil jovens nessa faixa etária tiraram o título de eleitor. No entanto, quando comparado ao ano anterior, onde quase 54 mil jovens buscaram o documento, os números deste ano ainda estão abaixo do esperado.

Em Xanxerê, de acordo com os dados disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), até 1º de outubro de 2021, somente 19 eleitores de 16 anos e 118 eleitores de 17 anos estavam aptos a votar.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

O Cartório Eleitoral do município não soube informar por faixa etária, mas, no geral, desde o início do ano até a terça-feira (29), foram registrados 377 alistamentos, 136 transferências, 71 revisões e uma segunda via. Ao todo, 585 procedimentos foram concluídos. Além disso, outros 32 pedidos foram indeferidos por falta de documentos e 67 pedidos ainda estavam em fase de análise. Segundo o cartório, diariamente são atendidos jovens que buscam o título de eleitor. 

O Cartório Eleitoral de Xanxerê retomou o atendimento presencial no início do mês de março e sugere que as pessoas que ainda farão alistamento, revisões ou transferências para as eleições de 2022, agendem um horário presencial pelo site a qualquer momento do dia, ou pelo 0800 647 3888, das 13h às 19h, ao invés de realizar todo o pedido pela internet.

Como a procura ainda não está tão alta, ainda é possível conseguir agendar atendimento até para o mesmo dia. O Cartório Eleitoral de Xanxerê fica na Travessa Carmelli, nº 55, e atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Para regulamentar a situação com a Justiça Eleitoral ou tirar o título de eleitor pela primeira vez, o prazo termina em 4 de maio. Após essa data, o Cadastro Eleitoral será fechado para a preparação da votação em outubro.


*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook

Foto: Reprodução/TRE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.