Política


Movimento das Mulheres Campesinas expõe pauta das mulheres do campo na Câmara

Por: Sanny Borges 22/03/2022 às 13:47 Atualizado: 29/03/2022 às 16:20

A sessão da Câmara de Vereadores de Xanxerê desta segunda-feira (21), foi marcada pela participação da representante do Movimento das Mulheres Campesinas, Marli Dallabeta, que utilizou a tribuna popular para falar da pauta das mulheres do campo.

De acordo com Marli, a agricultura camponesa familiar está pedindo socorro, com o enfrentamento de várias crises.  “Destacamos a crise sanitária que foi agravada pela Covid-19, que tem causado muitos sofrimentos e perdas. A crise climática e hídrica que vem levando as nossas plantações nos últimos anos e se isso não bastasse, o descaso dos governos estadual e federa, e toda a situação da seca vivenciada pela agricultura camponesa familiar. A agricultura é um setor importante e, principalmente, o pequeno agricultor precisa de uma atenção maior, pois as famílias do campo estão com dificuldades de trabalhar, na produção de alimento, pela falta de água tendo perdas irreparáveis”, disse a representante das mulheres campesina.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Marli destaca ainda que a agricultura camponesa familiar vem perdendo suas produções e o endividamento vem aumentando, por conta da necessidade de readequar a captação da água para consumo humano e para irrigação. Outro ponto salientado, foi a violência no campo, principalmente contra as mulheres e falta de perspectiva para a juventude.

“Estamos aqui para reafirmar a necessidade de implementação de políticas públicas, para que possamos trabalhar e cumprir com a nossa missão que é a produção de alimentos. Na esfera Federal, estamos pedindo pela regulamentação da lei Assis Carvalho e sua imediata implantação. A aprovação do projeto de lei 19/2022 que trata da seca no Sul e das enchentes em outras regiões, bem com a renegociação das dívidas. Para o governo do estado estamos solicitando a implantação de um auxílio emergencial para que possamos adquirir alimentos tanto para o consumo humano quanto para os animais. O aumento dos investimentos para combater a estiagem no estado, também para o programa água para todos e ampliar o programa de recuperação e preservação das nascentes e captação das águas da chuva. Anistia das dívidas do programa troca-troca entre outras medidas”, ressaltou Marli Dallabeta.

A representante das Mulheres Campesinas, também fez diversas reivindicações ao município. Para finalizar, Marli Dallabeta fez um apelo aos governos das três esferas pelo atendimento humanizado na saúde, o fortalecimento na política do SUS, bem como a segurança no campo com medidas urgentes pelo fim da violência contra as mulheres, principalmente as mulheres do campo.


*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook

Foto: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.