Política


Mulheres são destaques em sessão da Câmara de Vereadores

Por: Sanny Borges 08/03/2022 às 15:20 Atualizado: 15/03/2022 às 17:53
Fotos: Assessoria Câmara

No mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a Câmara de Vereadores de Xanxerê iniciou as sessões do mês de março com homenagens as mulheres. A começar pela posse da suplente de vereador Katia Collelo (PT), que assume a vaga deixada pelo vereador Alessandro Antoniolli, que se licenciou por motivos particulares. Katia se junta a Adriane Franke (MDB) na bancada feminina do legislativo municipal em um mês importante para mulheres de todo o mundo.

A data de 8 de março foi lembrada também pela representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Karen Kintschener, que usou a tribuna da Câmara de Vereadores para falar das conquistas, das lutas e da valorização da mulher xanxerense.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Todos os vereadores fizeram menções a esta data tão importante na luta pelos direitos das mulheres.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp


Pauta

Na sessão desta segunda-feira (7), os vereadores discutiram, votaram e aprovaram dois projetos de leis em primeira votação. O Projeto de Lei Ordinária nº 3/2022, que institui o Manual de Manutenção de Obra Pública de Edificação, no âmbito da Administração Direta do Município de Xanxerê e o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2022, que dispõe sobre a Organização da Política e do Sistema Único de Assistência Social do Município de Xanxerê.

Duas moções também foram votadas e aprovadas pelo plenário do legislativo municipal. A moção nº 7/2022, de autoria dos vereadores Altair Rossatto e Sergio de Souza Nunes, dirigida ao Procon Xanxerê, para que tome medida cautelar necessária para que o problema de espera nas filas da Caixa Econômica Federal de Xanxerê seja sanado. Este também foi o tema de uma indicação do vereador Cabo Oliveira e que foi aprovada por unanimidade dos vereadores.

Outra moção aprovada foi a de nº 8/2022, dos vereadores Altair Rossatto, Rogerio de Oliveira e Sergio de Souza Nunes, que apela ao Prefeito Oscar Martarello, para que tome providências desobrigando o uso de máscara de proteção individual em locais públicos, escolas públicas e privadas, creches, agências e cooperativas bancárias, clínicas médicas, hospital, laboratórios e eventos públicos no âmbito do município de Xanxerê, garantindo a todos os indivíduos o exercício de seus direitos. Os vereadores justificam que vários municípios vêm adotando esta prática enquanto Xanxerê permanece, mesmo com os números em queda do covid-19.

Um requerimento também foi apreciado pelo plenário e recebeu voto favoráveis de todos os vereadores. O requerimento busca informações sobre as atualizações do Plano Diretor do município. Outras oito indicações foram aprovadas pelo legislativo a grande maioria ligada a infraestrutura viária do município de Xanxerê. A próxima sessão acontece nesta quarta-feira (9), a partir das 19 horas.


*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.