Política


Alesc elege novos presidente e vice

Por: Francieli Corrêa 02/02/2022 às 18:12 Atualizado: 09/02/2022 às 20:08

Fotos: Rodolfo Espínola / AgênciaAL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) elegeu seu novo presidente para 2022, o deputado Moacir Sopelsa (MDB), que assume no lugar do também emedebista Mauro de Nadal. A votação ocorreu na tarde desta quarta-feira (02), na primeira sessão ordinária do ano na Casa. Sopelsa foi escolhido por todos os 38 parlamentares presentes - Fabiano da Luz e Luciane Carminatti, ambos do PT, não compareceram à sessão.

Sopelsa é natural de Concórdia e está na sua 6ª legislatura consecutiva na Alesc. A eleição dele foi possível graças a um acordo do MDB e do deputado Mauro de Nadal, com anuência dos demais partidos da Assembleia, para a divisão da Presidência da Alesc no biênio 2021-2023. Para isso, na abertura dos trabalhos legislativos em 2022, em sessão ordinária na tarde desta quarta, Nadal renunciou à Presidência para a qual foi eleito em 1º de fevereiro do ano passado.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Na mesma sessão, o deputado Nilso Berlanda (PL) renunciou à 1ª Vice-Presidência da Alesc, também parte de um acordo dentro do Partido Liberal pela divisão do mandato. Para o seu lugar, foi eleito o deputado Mauricio Eskudlark (PL), que está em seu quarto mandato no parlamento catarinense.

A eleição para presidente teve candidato único e para vice-presidente houve a disputa com o deputado Marcius Machado, também do PL, sendo que Eskudlark foi escolhido por 31 votos a 7.


O novo presidente fez um discurso repleto de agradecimentos, direcionados principalmente aos familiares e amigos. Sopelsa também agradeceu um a um os deputados que o elegeram. Ao se referir à mãe Diamantina, ao pai Faustino e ao irmão Belmiro, já falecidos, se emocionou.

“Sou um filho de colono. Nos primeiros dias da minha vida, aprendi com os exemplos dos meus pais, de tratar sempre as coisas com lealdade, respeito e dignidade. Gostaria tanto que eles pudessem estar aqui nesse dia. Infelizmente, Deus já os chamou, mas eles lá de cima estão guiando os meus passos”, afirmou.

“Vou fazer tudo para que o nosso Parlamento siga atuante, forte, independente, mas sempre como o poder que é respeitosamente aberto ao diálogo com os demais poderes”, completou.

MDB Xanxerê parabeniza novo presidente da Alesc

Para o presidente do MDB Xanxerê, Guilherme Bodanese Demarch, a escolha de Sopelsa é o reconhecimento do trabalho, da contribuição e da representatividade do deputado ao longo dos anos.  “Os emedebistas se sentem orgulhosos pela definição de Sopelsa frente a Alesc”, disse. 


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.