Saúde


Campanha de vacinação contra a gripe inicia no próximo sábado em Xanxerê

Por: Sanny Borges 26/03/2026 às 15:06 Atualizado: 02/04/2026 às 15:35

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Saúde, promove neste sábado, dia 28 de março, o Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza). A data conta com horário especial de atendimento, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, e marca o início da campanha de vacinação contra a doença no município. 

Em Xanxerê, a vacinação estará disponível nas unidades com sala de vacina: Castelo Branco, São Romero, Vista Alegre, Esportes, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Sésamo e Hélio Ortiz.

A vacinação anual contra a influenza é uma estratégia que busca reduzir hospitalizações e óbitos pela doença. O objetivo é diminuir a incidência de complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus, especialmente na população-alvo para a vacinação.

Neste primeiro momento, a vacinação é destinada a grupos específicos da população. Podem receber o imunizante: crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas, idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

Após o Dia D, a campanha de vacinação seguirá acontecendo em horário normal nas Unidades Básicas de Saúde, até o dia 30 de maio. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. 

No mesmo período, a Secretaria de Saúde também realiza a VI Mobilização Estadual contra o tétano, com a distribuição das vacinas contra a doença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.