Cultura


Xanxerê recebe gravações do filme “Barão Hirsch - O Judeu de Quatro Irmãos”

Por: Sanny Borges 24/01/2022 às 19:48 Atualizado: 31/01/2022 às 22:36
Fotos: Francieli Côrrea/TSX

O cinema brasileiro vem conquistando cada vez mais espaço no cenário mundial. O consagrado cineasta gaúcho, Osnei de Lima, que já conta com diversos longas premiados em seu currículo, pretende trazer ainda mais prestígio para o cinema nacional com o filme “Barão Hirsch - O Judeu de Quatro Irmãos”.

O filme está sendo gravado em diversas cidades do sul do Brasil, como Anchieta/SC, Erechim/RS e o próprio município de Quatro Irmãos/RS, conhecido como a capital brasileira dos judeus. Fazendo parte do roteiro de cenas, Xanxerê também foi escolhido para ajudar na composição dos locais, recebendo as gravações do filme em 2020 e agora, em 2022.

As cenas filmadas e interpretadas no município xanxerense foram feitas pelos atores Marcos Wainberg e Narjara Turetta. Além deles, atores locais, como Raquel Jaques, Neri De Paula e Rodrigo Dal Zot, também marcaram presença nas gravações. Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (24), Osnei destacou a escolha de Xanxerê devido a qualidade dos cenários da Padaria do Mano, da Sonhare Ambientes e da Casa da Dona Carmem Fardo.

“A história com Xanxerê começou com o Neri. Liguei para ele pois precisava de algumas pessoas para uma cena do filme em Erechim. Depois disso, ele sugeriu uma casa antiga que tinha em Xanxerê, a qual poderia ser usada como cenário e foi quando a Raquel participou. Já o Rodrigo participou em Anchieta, quando gravamos cenas de Abraão e Isaac. Então, tudo isso foi abrindo o caminho com Xanxerê. Algum tempo depois, viemos para ver sobre outro projeto e o Rodrigo nos indicou a Padoca do Mano para irmos jantar com a equipe. Fomos e achamos muito bacana o formato do restaurante. Pelo fato de que passamos a noite aqui, eu vi a Sonhare e o Rodrigo nos informou que pertencia a esposa do dono da Padoca. Foi quando tivemos uma reunião com ela e resolvemos rodar cenas internas, pois precisávamos de uma loja com espaço bonito, amplo e móveis de qualidade”.

Juciane Piasseski, dona da Sonhare Ambientes, destaca estar se sentindo muito grata por ter recebido o convite para as gravações e que para ela é uma conquista poder ajudar a contar uma história tão importante. “É um privilégio de estar servindo, porque nossa missão é servir com amor, com ousadia e entender cada cliente, cada casa, cada projeto ”.

Desde 2020, mais de 80 pessoas de Xanxerê já participaram, direta e indiretamente, das gravações do filme. Dentre eles, mais de dez atores xanxerenses tiveram personagens que aparecerão durante o longa-metragem, além de inúmeros figurantes.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Saiba mais sobre o filme

O personagem central da história é Barão Hirsch, magnata da construção de ferrovias na Europa e que decidiu ajudar o povo judeu, criando condições para que saíssem dos lugares onde viviam perseguidos. O filme de Osnei de Lima traz cenários da segunda metade do século 19 e tem o objetivo de mostrar nos dias atuais como viviam os judeus, como se adaptaram no município de Quatro Irmãos/RS, mostrar cenários dos conflitos políticos e a vida longe da Europa.

O drama, que deve ter pouco mais de 170 minutos, traz um elenco formado de profissionais e voluntários. É uma obra carregada de emoções e ações até então desconhecidas, extraídas pelo competente Osnei e o olhar criterioso do cinegrafista e jornalista Roberto Hachmann, do responsável pelo som, Djone Bald e pela diretora artística, Simone Stein de Lima.

“Barão Hirsch foi um dos homens mais ricos do mundo, casado com a Baronesa Clara. A história dele é muito complexa. Ele veio de famílias de banqueiros e de construtores de estradas de ferro, ou seja, era muito rico. O Barão tinha um filho, Lucien, o qual será interpretado pelo neto do ator Marcos, e ele passou por problemas de tuberculose na época, morrendo aos 29 anos. Após receber a notícia da morte do filho, o Barão resolveu ajudar os judeus, lhes dando casas e terrenos e fundou a Associação de Colonização Judaica, onde mandou judeus para o mundo inteiro, sendo Quatro Irmãos, uma das cidades escolhidas para abrigar essa população”, contou Osnei.

Para ajudar no desenvolvimento do filme, o pintor catarinense Sidnei Graudin, pintou um quadro do Barão Hirsch. A obra foi feita totalmente sem custo pelo artista e será leiloada em Israel. Os valores arrecadados com a venda da pintura serão usados em parte para custeio do filme e o restante doado para uma instituição social.

O projeto para a produção do filme é totalmente independente, não dispondo de qualquer recurso público ou lei de incentivo. Com a finalização das gravações previstas para dezembro de 2022, a exibição do filme deverá ter sua pré-estreia em solo israelense, a fim de homenagear as pessoas que conheceram e conhecem a trajetória do Barão Hirsch.

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.