Trânsito


Xanxerê registrou mais de 25 mil infrações de trânsito em 2024; velocidade é a grande vilã

Por: Francieli Corrêa 15/01/2025 às 11:56 Atualizado: 22/01/2025 às 21:03

O número de infrações de trânsito registradas em Xanxerê em 2024 virou notícia nos últimos dias. Ao fim, ficou esclarecido que não foram aplicadas mais multas do que o número de habitantes da cidade, dentro do perímetro urbano, como vinha sendo especulado; mesmo assim, a quantidade de erros flagrados somaram um bom montante. 

Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (Demut), foram registrados no ano passado 25.528 infrações de competência municipal. Sendo as mais corriqueiras, transitar em velocidade superior à permitida (14.628 autuações), seguida da infração de estacionar em desconformidade com a regulamentação - estacionamento rotativo-, com um total de 7.186 infrações. 

“Anualmente realizamos ações de conscientização em conjunto com outras entidades não somente para os condutores, mas também aos pedestres, com o objetivo de evitar que a imprudência cause danos à saúde, bem como prejuízos na ordem econômico-financeira”, comenta o diretor de Trânsito e Engenharia de Tráfego, Mateus Cordeiro Costa. 

O excesso de velocidade é a infração mais cometida de forma geral, não apenas em Xanxerê. Recentemente a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Santa Catarina divulgou que essa foi a principal infração registrada nas rodovias estaduais em 2024, com 117.253 autuações

Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran), revelaram que a velocidade foi responsável por mais de 1,5 milhão de infrações, de maneira geral, somando todas as vias catarinenses no ano passado. 

“Infelizmente os números de infrações apenas nos mostra a realidade em que o trânsito brasileiro se encontra, uma vez que os dados disponibilizados pelo portal da transparência do Detran-SC mostram que em Santa Catarina houve 215.157 registros de sinistros de trânsito, os quais geraram 1.459 óbitos nas estradas catarinenses em 2024”, comenta Costa.  

Lombadas eletrônicas 

Ainda de acordo com o diretor de Trânsito e Engenharia de Tráfego de Xanxerê, o aumento nos números de infrações decorre também do aumento no número de lombadas eletrônicas, que passaram de 10 para 20 pontos, no município, bem como no aumento da frota de veículos no município e na ampliação da fiscalização. Quanto maior a fiscalização, maior a quantidade de flagras. 

Apesar de ser um tema questionado por alguns usuários, o aumento da velocidade regulamentada (de 40 km/h) ainda não é cogitado pelo município. 

Foto: Arquivo TSX


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.