Trânsito


VÍDEO - Número de multas geradas em Xanxerê repercute e prefeito se manifesta

Por: Francieli Corrêa 14/01/2025 às 09:41 Atualizado: 21/01/2025 às 23:23

Uma informação sobre a quantidade de multas aplicadas em Xanxerê, em 2024, repercutiu nos últimos dias, gerando muitos questionamentos sobre os motivos para tantas punições e a própria veracidade dos dados apresentados.

O tema ganhou notoriedade após uma matéria publicada pelo Grupo ND, produzida com base em dados do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) e que afirmava que o número de infrações de trânsito na cidade era maior do que o de habitantes.

De posse dos mesmos dados do Detran, que de fato trazem a informação de que dentro do território xanxerense foram aplicadas quase 58 mil multas no ano passado, sendo mais da metade por excesso de velocidade, o Tudo Sobre Xanxerê procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Xanxerê e o Departamento Municipal de Trânsito (Demut), para buscar entender melhor tais informações e o quê o órgão faz para melhorar essa realidade. 

Os questionamentos não foram respondidos diretamente à reportagem do TSX, porém, horas após a solicitação, a Prefeitura, que informou já estar em busca de mais informações sobre tais números, publicou um vídeo em suas redes sociais, no qual o prefeito Oscar Martarello esclarece que as infrações não correspondem apenas ao perímetro urbano do município. 

O prefeito também falou sobre  as multas aplicadas pelas lombadas eletrônicas, que correspondem diretamente ao número de infrações por excesso de velocidade e que são tema constante de questionamento de parte da população.

Segundo Martarello, menos de 15% das multas aplicadas no município são geradas pelas lombadas eletrônicas. O prefeito destacou, ainda, que um estudo vem sendo realizado para a criação de mais rotatórias, para que futuramente o funcionamento das lombadas possa ser descartado. Acompanhe o vídeo: 


Imagem de capa: Google Maps

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.