Conheça os quatro maiores vilões da conta de energia do seu comércio
O frequente aumento do valor das contas de luz e o crescente interesse por atitudes sustentáveis dentro das pequenas e médias empresas têm despertado a curiosidade sobre quais equipamentos mais gastam energia. Dessa forma, pode-se tomar uma série de atitudes sustentáveis para reduzir os custos do negócio — sem contar que, com o alívio nas finanças, o dinheiro poupado pode ser investido em outras prioridades.
Vale ressaltar, no entanto, que o que eleva o custo da luz nas empresas de pequeno e médio porte é a grande quantidade de aparelhos funcionando ao mesmo tempo. Abaixo, conheça quais são os principais vilões do seu comércio e veja como reduzir o consumo de energia desses aparelhos.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
Ar-condicionado
O ar-condicionado é um item bastante popular em mercados, indústrias e qualquer empreendimento que precise manter os ambientes climatizados para maior conforto dos clientes, como lojas e restaurantes.
Para economizar, procure manter as portas e janelas do ambiente fechadas sempre que ele estiver funcionando. Outro passo importante é proteger a parte externa do equipamento da incidência do sol, além de desligar o aparelho sempre quando o ambiente for desocupado. Da mesma forma, a manutenção preventiva e a higienização dos filtros também são essenciais, tanto para a economia de energia elétrica quanto para a saúde dos colaboradores.
Lâmpadas convencionais
Substitua as lâmpadas tradicionais incandescentes por fluorescentes compactas ou lâmpadas de LED — que, apesar de mais caras, são mais econômicas e duram muito mais.
Ao mesmo tempo, sempre que possível, aproveite a luz natural. Mantenha as janelas e grandes vãos abertos, bem como tenha preferência pelas cores claras nas paredes.
Por fim, incentive as pessoas a apagarem as luzes sempre que saírem de um ambiente.
Computadores
Notebooks e computadores de mesa também podem ser vilões quando operados a todo o momento. Para se ter uma ideia, no uso doméstico esses aparelhos podem gerar um gasto mensal de 15kW. E esse número multiplica quando se trata de um estabelecimento comercial.
Nesse caso, a melhor forma de economizar energia é mantendo as máquinas desligadas quando não estão sendo usadas ou sempre que fizer pausas prolongadas. No caso de laptops, é possível aproveitar a carga da bateria e não manter o aparelho conectado à tomada a todo o momento.
Benjamins
Novos ou velhos, evite ligar diversos equipamentos em uma mesma tomada. Isso pode provocar superaquecimento e aumentar as perdas elétricas, o que resulta no desperdício de energia por meio das fiações.
Além de tomar cuidado com o consumo de energia desses aparelhos, uma boa opção para diminuir o valor da conta de luz é optar pela Geração Distribuída. Com ela, é possível obter até 20% de economia, além de valorizar a geração de energia sustentável.
Com a Gedisa, pequenos e médios empresários classificados no subgrupo B3 podem aderir a essa modalidade sem necessidade fazer qualquer tipo de mudança no espaço. Conheça nossas soluções e veja como podemos ajudar a sua empresa.