Política


Próximo presidente da Câmara de Vereadores, Sidão fala sobre expectativas para 2022

Por: Francieli Corrêa 18/12/2021 às 19:26 Atualizado: 03/01/2022 às 13:55

A poucos dias de findar o primeiro ano da atual legislatura, o vereador Sidinei Mesnerovicz, o Sidão (PT), já se prepara para assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Xanxerê, em 2022. Até então, ele está como vice-presidente da Mesa Diretora, a qual compôs ao lado do colega vereador Sérginho Nunes (PSL), que anunciou sua renúncia ao cargo de presidente na sessão da última quarta-feira (15), abrindo espaço para o petista, conforme acordo pré-estabelecido entre os membros da chapa eleita.

Assim como o peselista, esta é a primeira vez em que Sidão é eleito vereador, num pleito em que a população optou pela renovação de todas as cadeiras do Legislativo xanxerense.  Mas, ele não é um estreante na política. Em 2016, Sidão assumiu como suplente, por 60 dias, no lugar de Adriano de Martini. Além disso, ele já atuou como funcionário no legislativo estadual e municipal. E, agora, como presidente da Casa, a partir de 01 de janeiro, afirma que quer dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e tirar do papel projetos como o da sede própria da Câmara.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

“Há um anseio, inclusive da própria população, para que a Câmara de Vereadores tenha uma sede própria e a gente quer uma que tenha os gabinetes com salas de reuniões, com estrutura para que possa acolher também os munícipes quando vêm aqui. O prefeito também se mostrou favorável na ajuda de ter um espaço físico, com um terreno, e a gente vai estar discutindo esse projeto para essa estrutura, que possa dar melhores condições e tirar a Câmara do aluguel, valor que pode ser investido em outras coisas”, explica.

A pauta da sede própria da Câmara de Vereadores de Xanxerê não é um assunto recente, mas, segundo Sidão, a intenção é criar um projeto adequado às necessidades do trabalho do Legislativo, com gabinetes mais espaçosos e já preparada para um possível aumento de cadeiras. Ainda de acordo com ele, existe uma conversa para que a sede possa ser no terreno onde hoje é a garagem de máquinas da Prefeitura Municipal, dividindo espaço com o Complexo de Segurança da Polícia Civil, que será criado.

“Seria uma economia de cerca de 120 mil por ano com aluguel e esse dinheiro passaria a ser investido em outras coisas.”, explica Sidão. Quanto aos recursos destinados à Câmara para o próximo ano, ele destaca que estarão disponíveis cerca de R$ 6,4 milhões, para manutenção das atividades, pagamento dos vereadores e funcionários, além de outras atividades do Legislativo voltadas à comunidades. Desse valor, segundo ele, a intenção é economizar o máximo possível.

“A gente conseguiu, nesse ano de 2021, mostrar para a população como estava sendo gasto o dinheiro que é do povo xanxerense. Foi economizado neste ano mais de R$ 3 milhões aqui na Câmara, do qual [parte] foi destinado para a saúde, para a construção do CIS. Também foram feitas algumas reformas administrativas anteriormente, inclusive, à gestão do Serginho, diminuindo os custos com o pessoal. A gente já vinha trabalhando aqui no financeiro da Câmara para que isso acontecesse.” comenta, se referindo à legislatura passada, quando atuava como funcionário da Casa.

Harmonia entre os poderes
Uma frase bastante usada pelo vereador é “harmonia entre os poderes”. Oposição durante a eleição e mesmo após ela, Sidão destaca que busca pelo diálogo e quer continuar fazendo isso enquanto presidente da Câmara, entendendo que o beneficiado maior é o povo xanxerense.

“Eu sempre fui aberto ao diálogo e a gente já vem construindo isso de o Legislativo caminhar lado a lado [com o Executivo], tendo esse diálogo. A Mesa Diretora tem cinco vereadores de oposição, mas o Legislativo tem que trabalhar pelo município, somos xanxerenses e meu mandato é pelos xanxerenses. Fizemos vários questionamentos, mas também fomos buscar muitos recursos para ajudar.”, salienta.

Ele destaca, ainda, que as principais reclamações da população continuam sendo em relação à saúde, educação, principalmente em relação às vagas em creches, e estradas - que não é diferente de outras cidades. Mas, que faz parte do papel do vereador estar junto da população, vendo e ouvindo suas necessidades, para cobrar e até mesmo alertar o Poder Executivo. Por fim, ele também destacou o trabalho dos vereadores nas votações dos projetos.

“Nós precisamos ser ágeis, como foi neste ano, quando não ficou nenhum projeto em andamento, todos foram votados. Esperamos que em 2022 a gente também dê conta de analisar, dar os pareceres e andamento nos projetos.”.

Mensagem aos xanxerenses
“Quero agradecer a todos os xanxerenses, a todas as pessoas que nos procuraram aqui na Câmara ou abordaram na rua, e dizer que a gente sempre procurou resolver os problemas da população, ou pelo menos chegar até onde dava. Só tenho a agradecer, em primeiro lugar ao povo, a Deus, à equipe, à família e a toda a imprensa que sempre divulga nosso trabalho. Espero que 2022 seja ainda mais promissor e desejo muita saúde a todos, um feliz Natal, feliz Ano Novo e estamos à disposição.”, finalizou Sidão.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.