Fundação Catarinense de Cultura oferece Oficina de Conservação Preventiva de Acervos em Xanxerê
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM) e do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Diretoria de Patrimônio Cultural, em parceria com o Museu do Milho Antônio Sirena, com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), realiza a Oficina de Conservação Preventiva de Acervos do Programa de Capacitação Museológica na cidade de Xanxerê. A capacitação será ministrada presencialmente nos dias 9 e 10 de julho, das 8h às 12h e das 13h às 17h30; e no dia 11 de julho, das 8h às 12h.
Serão oferecidas 20 vagas para profissionais de museus das sete regiões museológicas do Estado, preferencialmente de profissionais das instituições que possuem vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores. A oficina terá carga horária total de 20 horas.
O objetivo da iniciativa é subsidiar e orientar os profissionais de museus sobre Conservação Preventiva de Acervos. A oficina será ministrada pelo conservador/restaurador Marcelo do Amaral, do Atecor, pelo químico Thiago Guimarães Costa, também do Atecor, e pelo Museólogo e Coordenador do SEM/SC, Renilton Assis.
As inscrições podem ser realizadas aqui.
Programa de Capacitação Museológica
O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação, reformulado em 2011, prevendo na época sete temas e cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus.
O programa é um importante componente da Política Estadual de Museus, no eixo Formação e Capacitação, esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina em suas sete Regiões Museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.
Foto: Secom