Blogs e Colunas


Redação TSX
Redação TSX

Hormônio do sono: 5 benefícios da Melatonina

23/02/2022 às 18:47

A melatonina é conhecida como hormônio do sono, por ser capaz de melhorar a qualidade de seu descanso enquanto dorme. Além disso, a melatonina é responsável por desencadear vários benefícios para a saúde.

Garantindo que você melhore sua qualidade de vida ao descansar de forma apropriada todas as noites.

Se está pensando em suplementar melatonina ou quer conhecer mais sobre esse hormônio, nós elencamos informações úteis a seguir.

O que é?

Naturalmente produzida no corpo, a melatonina é um hormônio que tem como função regular o ciclo circadiano, fazendo com que o sono funcione normalmente.

A melatonina só é produzida quando não existem estímulos luminosos, justamente para induzir o corpo ao sono.

É por este motivo que, na hora de dormir, é importante desligar aparelhos eletrônicos para reduzir a luminosidade e induzir o corpo ao sono.

Ao longo dos anos, é comum que a produção de melatonina se altere, por isso, os distúrbios de sono são mais comuns em adultos e idosos.

Quais os benefícios?

Elencamos 5 principais benefícios da melatonina na saúde, para que você possa identificar se vale a pena adicionar esse hormônio em sua rotina, confira:

  1. 1. Ação antioxidante: garante o fortalecimento de seu sistema imune, além de contribuir para controlar doenças relacionadas ao sistema nervoso;
  2. 2. Contribui no tratamento de depressão sazonal: esse tipo de depressão ocorre no inverno, em localidades onde a estação é longa, causando tristeza e outros sintomas;
  3. 3. Auxilia no controle de peso: quem dorme com mais qualidade tende a ter como benefício o controle de apetite;
  4. 4. Melhora a resposta à quimioterapia: o uso de melatonina em camundongos provou que o hormônio auxilia o corpo a responder melhor ao tratamento convencional de câncer;
  5. 5. Reduz a acidez estomacal: a melatonina contribui na redução da produção de ácido no estômago, além de reduzir o óxido nítrico, ou seja, induzindo o relaxamento do esfíncter do esófago, resultando na redução do refluxo gastroesofágico.

    Por todos esses benefícios, o consumo bem orientado de melatonina é útil na melhora da qualidade de vida.

Quem deve fazer uso de melatonina?

A melatonina pode ser indicada em diferentes situações, como, por exemplo:

  • Insônia;
  • Tratamento de enxaqueca;
  • Tratamento de cólica em bebês;
  • Visando melhorar a depressão sazonal;
  • Com objetivo de reduzir a queda de cabelo;
  • Tratar a síndrome dos ovários policísticos.


É por isso que, o ideal é não consumir a melatonina por conta própria. Dependendo de qual é o objetivo de seu tratamento, é possível definir qual a dosagem ideal de melatonina.

Por isso, é útil consultar um profissional de saúde, para identificar a sua dosagem natural desse hormônio, verificando também a dosagem ideal de consumo para a rotina.

O tratamento de insônia, por exemplo, requer o uso da melatonina cerca de 1 ou 2 horas antes de deitar para dormir.

Mas se você tem hábitos ruins antes de ir dormir, por exemplo: mantém as luzes acesas, fica mexendo no celular ou assistindo televisão, isso pode atrapalhar muito. Por isso, veja o guia do sono e como adotar novos hábitos para dormir bem.

Portanto, é sempre interessante associar o uso de melatonina a bons hábitos que possam ser úteis em seu tratamento geral. De modo que, sua saúde possa ser beneficiada pelo hormônio do sono.

Todas as pessoas podem usar?

Toda pessoa que sofre com algum dos problemas que possa ser beneficiado pela melatonina, deve conversar com um profissional de saúde.

Dessa forma, é possível identificar se o hormônio é a melhor opção ou se existem outras possibilidades a serem testadas.

É importante sempre ressaltar que a melatonina é um hormônio e por isso, não deve ser consumida de forma irrestrita ou sem acompanhamento.

Afinal, é preciso identificar se o consumo está realmente trazendo benefícios para o corpo e se a dosagem é a adequada.

MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.