Desburocratização e incentivo colocam Xanxerê entre as 10 cidades mais empreendedoras do estado
Xanxerê figura entre as dez cidades mais empreendedoras de Santa Catarina, segundo levantamento do Observatório de Negócios do Sebrae/SC. A Capital do Milho é o único município da região Oeste no ranking que destaca os 15 maiores empreendedores. Entre os motivos para conquistar tal feito, leis e ações de desburocratização de processos, incentivo e informação ajudam a explicar a colocação de destaque.
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Xanxerê, Elisiane Silveira, lembra as grandes obras como os distritos industriais - Pedro Bortoluzzi, que passou por ampliação, e Nascer do Sol, a ser lançado em 2024 -, que abriram e abrem espaço para várias empresas. Também cita a importância das leis de incentivo, como a Lei Complementar nº 3157/09, que permite que empresas que querem se instalar no município ou ampliar seu espaço recebam incentivos fiscais e econômicos, solicitando através do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico, criado pela lei.
“Muitas ações têm sido feitas para buscar esse incentivo aos empreendedores locais, além de muitas leis que foram sendo implantadas ao longo dos anos para facilitar a vida do empreendedor no município. Xanxerê já ficou em segundo lugar no Brasil com relação ao tempo de viabilidade para abertura de uma empresa, o que foi um marco muito importante e nós temos, com a nossa equipe da prefeitura, buscado atender a todos os empreendedores do município e aqueles que querem empreender”, afirma a secretária.
Das 15 cidades listadas no ranking das mais empreendedoras, 14 têm histórico de relacionamento com o Programa Cidade Empreendedora, como é o caso de Xanxerê, onde essa parceria entre município e Sebrae ocorre desde 2019.
O programa é uma iniciativa do Sebrae, que busca a desburocratização dos processos de abertura e fechamento de empresas, estimula o empreendedorismo local e as compras públicas, promove a educação empreendedora nas escolas, qualifica setores como o turismo, a gastronomia e o agro. Além disso, estrutura espaços para o atendimento centralizado e facilitado dos empreendedores, as chamadas Salas do Empreendedor.
Em Xanxerê já foram implantados projetos voltados para públicos diversos, desde crianças até empreendedores consolidados. “[Essa parceria com o Sebrae] foi muito importante para nós nesse sentido de trabalhar toda a rede, desde a infância, adolescência, aos empreendedores já formalizados”, destaca Elisiane.
Confira a lista dos 15 municípios mais empreendedores de Santa Catarina:
1º Balneário Camboriú - 23,61%
2º Itapema - 21,12%
3º Florianópolis - 20,32%
4º Biguaçu - 17,39%
5º Porto Belo - 17,23%
6º Bombinhas - 17,21%
7º Itajaí - 17,09%
8º Penha - 16,99%
9º Garopaba - 16,96%
10º Xanxerê - 16,62%
11º Blumenau - 16,33%
12º Balneário Piçarras - 16,22%
13º Timbó - 15,95%
14º Ascurra - 15,93%
15º Imbituba - 15,64%
A base de dados do Sebrae levou em conta a relação número de empresas por habitantes, cujas fontes primárias são o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e informações da Receita Federal de 2024.
Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação