SC tem mais 70 municípios em situação de emergência e quase 6 mil pessoas desabrigadas
Subiu para 71 o número de cidades em situação de emergência em Santa Catarina, devido aos prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias. Sendo que 11 decretaram estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.
A região Oeste continua sendo a mais impactada. As ocorrências estão relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Vale ressaltar que existem informações de municípios com ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.
De acordo com o relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres, da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), ocorreram três mortes, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem no município de Palmitos. Já na noite de sexta-feira (17), um homem desapareceu em Praia Grande.
Abrigos Abertos
Até o momento, 37 municípios estão com abrigos abertos e 5.858 pessoas estão desabrigadas. Quanto às pessoas desalojadas, segundo a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina (SAS), o número de pessoas desalojadas ainda está sendo contabilizado por muitos municípios, por isso, ainda não é possível divulgar esse dado.
Situação das rodovias catarinenses
:: Acesse aqui o mapa digital da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), com a situação das rodovias estaduais em tempo real.
Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, neste domingo – Fotos: Roberto Zacarias / Secom