Chuva intensa alaga pontos de Faxinal dos Guedes
A Defesa Civil registrou ocorrência de inundação pontual em Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina, após chuva intensa na noite desta segunda-feira (29). De acordo com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê, o município teve acumulado de 54 milímetros em menos de uma hora.
O volume elevado de chuva em curto período causou desabamento de muro, transbordamento de bueiros e a entrada de água em quatro residências. Duas vias localizadas no interior do município precisaram ser interditadas de forma temporária e foram liberadas após a redução do nível da água.

Durante o atendimento da ocorrência, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) interrompeu temporariamente o sistema de captação de água. A medida foi adotada porque as bombas ficaram submersas em razão da elevação do nível da água, situação acompanhada por equipes técnicas.
Após o pico do evento, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou levantamento nas áreas atingidas. Segundo o órgão, não foram constatados danos adicionais significativos nem houve registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Monitoramento segue na região
Ainda conforme a Defesa Civil, não foi necessária a abertura de abrigos, solicitação de itens de assistência humanitária ou a emissão de decreto. Nos demais municípios da Regional de Xanxerê, não houve registro de ocorrências relevantes, apenas chuva intensa de forma pontual.
A Defesa Civil Municipal de Faxinal dos Guedes e a Regional de Xanxerê seguem monitorando as condições meteorológicas e mantêm atenção para novos episódios de chuva intensa.


