Xanxerense é escolhido para ser o novo presidente nacional da JCI
O empresário e consultor, Wilson de Paula, de Xanxerê, será o novo presidente nacional da Junior Chamber international (JCI) em 2024. Nos 50 anos de existência da JCI Xanxerê, ele é o segundo membro a assumir esse cargo. Além dele, também assumem funções nacionais os xanxerenses Ezequiel Deola (vice-presidente executivo), Fernanda Tofolo (vice-presidente) e Jean Crestani (tesoureiro). Os novos membros do conselho diretor foram aprovados em assembleia na última Convenção Nacional que aconteceu em meados de outubro, em Tapejara/RS.
Segundo Wilson, o espaço aberto para os membros da JCI Xanxerê é um reconhecimento muito importante. “Deixa em destaque a nossa cidade e faz com que esses líderes desenvolvam funções e networking de forma muito mais estratégicas, já que são responsáveis em conduzir uma entidade que já formou muitos líderes nesses quase 70 anos no Brasil”, comenta.
Todos os cargos da JCI têm duração de um ano e não podem ser assumidos mais de uma vez pela mesma pessoa. Segundo o novo presidente nacional, a entidade tem esse formato de organização para oportunizar que as pessoas mudem de cargos, aprendam e desenvolvam novas habilidades.
A primeira vez que Xanxerê teve um representante na presidência nacional foi em 2003, com Gilberto Cherubin. “O cargo de presidente nacional com alguém de Xanxerê é superimportante, já que leva o nome da cidade para o Brasil inteiro e o representa em eventos internacionais. Entre as atribuições do cargo está criar estratégias para o bom andamento da organização em nível nacional e internacional e conduzir as 45 cidades e quase mil juniores em suas atividades”, explica Wilson, que ingressou na JCI Xanxerê em 2009 e passou por vários cargos dentro da organização.
“Nos últimos quatro anos tive atribuições dentro do board nacional. Hoje acompanho os trabalhos de Xanxerê como um suporte quando precisam, mas está muito bem encaminhada com todos os membros que fazem um belo trabalho”, destaca.
Neste ano, Wilson esteve no Japão, em uma academia com mais 80 presidentes de outros países, onde recebeu treinamentos e pôde fortalecer os laços com os colegas de outras nacionalidades. Para 2024 já está na sua agenda a Argentina, Paraguai e um congresso mundial em Taiwan.
Sobre a JCI
A JCI tem como finalidade principal criar novas lideranças para a sociedade. Ela está presente em mais de 110 países, e, no Brasil, onde completa 70 anos em 2025, já existe em 45 cidades. Em Xanxerê, a organização existe há exatos 50 anos e conta, atualmente, com cerca de 90 integrantes, com idade de 18 a 40 anos.
Relacionada:
JCI Xanxerê comemora 50 anos em 2023
Foto: Arquivo pessoal