JCI Xanxerê comemora 50 anos em 2023
A JCI, sigla para Junior Chamber Internacional - ou Câmara Júnior Internacional - comemora 50 anos de fundação em Xanxerê neste 5 de maio. Entre as atividades alusivas ao cinquentenário da organização, está a palestra do professor Mario Sergio Cortella, marcada para o próximo dia 25. Segundo a organização do evento, os 850 ingressos disponibilizados esgotaram em poucos dias após a abertura das vendas.
A organização sem fins lucrativos recebe pessoas de 18 a 40 anos de idade, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades. Segundo a JCI, sua missão é proporcionar oportunidades de desenvolvimento de liderança que preparem os jovens para criar mudanças positivas. Os requisitos para fazer parte do grupo, além da idade, é ter disponibilidade de tempo e desejo de fazer a diferença.
Tânia Mara Baldissera, integrante da JCI Xanxerê, comenta que entre as principais vantagens de participar da organização está a possibilidade de crescimento pessoal e profissional.
“Eu aceitei o convite para participar da JCI com o intuito de conhecer novas pessoas, já que vim de outra cidade, isso com certeza foi um objetivo atingido. Além de muitas mudanças na minha vida que é possível notar, dentre elas aprender a lidar e entender as pessoas. Também o carinho pelos projetos sociais, onde cada execução de projeto transforma a vida de quem planejou e a vida de quem foi atendido”, comenta Tânia.
Em Xanxerê, a JCI conta com aproximadamente 65 membros ativos e mais 40 aspirantes, que são jovens em processo de conhecer a organização. No mundo são aproximadamente 5 mil organizações locais, que ao todo somam mais de 200 mil membros, em 115 países.
Contribuição com a sociedade xanxerense
Fundada em Xanxerê oficialmente em 1973, a organização soma participações em feitos importantes para o município, como a construção do ginásio “Cajurê”; o patrocínio para que o município tivesse a sua bandeira; levantamento do tráfego de veículos para o asfaltamento da rodovia Xanxerê/Abelardo Luz; construção da sala de recursos para deficientes audiovisuais, anexa ao Colégio Joaquim Nabuco; construção da Casa do Escoteiro; projeto e implantação das praças La Salle e Tiradentes; também na criação do Procon e na reformulação do trânsito no município.
A organização atua, ainda, em projetos como da reciclagem do lixo eletrônico e demais ações sociais em escolas e outros espaços; além de realizar campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos. A JCI Xanxerê já conquistou reconhecimento no Brasil e no mundo com a formação de instrutores e facilitadores, dirigentes estaduais e nacionais. Para 2023, a atual presidente da organização no município, Fernanda Tofolo, destaca que a sociedade xanxerense pode esperar muito mais da JCI.
“O lema do ano de 2023 é “Capacitar para transformar” e cumprindo a nossa missão queremos, neste ano, proporcionar o maior número de oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os nossos membros e para a comunidade xanxerense por meio dos nossos projetos e ações”.
Entre as quais ela cita o projeto oratória nas escolas, projeto escola de líderes, ação do meio ambiente, projeto JCI na Escola, palestra com professor Mario Sergio Cortella, festiva de 50 anos, projeto Capacitar Ceja, Academia Local de Lideranças, trilhas ecológicas, ações esportivas, rodada de negócios, concursos internos, ação mulheres, projeto de expansão interna, divulgação dos mantenedores e retomada histórica.
Fernanda destaca, ainda, que acredita no potencial das pessoas de transformar o mundo num lugar melhor e que encontra na organização uma oportunidade para tal. “A JCI é um espaço que permite e proporciona ferramentas para isso. Neste ano queremos reconhecer e honrar a história dessa entidade que foi construída por muitas mãos. Que possamos seguir, escrevendo muitas páginas da grandiosa história da JCI Xanxerê, capacitando cada vez mais nossos membros para que possam continuar transformando nossa comunidade, nosso país e quem sabe o nosso mundo”, finaliza Fernanda.
Comemoração dos 50 anos
Além da palestra com o professor Cortella, a JCI também vai promover uma comemoração interna nesta sexta-feira (5) e a festiva dos 50 anos no próximo dia 27. Sobre a palestra, a organização destacou que todos os ingressos disponibilizados foram vendidos em apenas cinco dias, o que foi considerado um sucesso pelos envolvidos.