Bacias de contenção retêm parte da vazão durante temporal que atingiu Xanxerê
O grande volume de chuva que caiu em Xanxerê entre a noite de quarta (18) e a madrugada de quinta-feira (19) ocasionou diversos pontos de alagamento no município. De acordo com a Defesa Civil, em 24 horas, Xanxerê acumulou 115,6 milímetros de chuvas.
Para suportar grandes acumulados de chuvas, a Prefeitura de Xanxerê está realizando a construção de cinco bacias de contenção, sendo uma delas na Linha Passo Trancado, a qual já está em fase de finalização e tem capacidade de, aproximadamente, 120 mil metros cúbicos. A próxima a ser construída, de acordo com o prefeito Oscar Martarello, será no bairro João Winckler, nas proximidades do aeroporto. O Ecoparque Romeu Scirea também está recebendo a construção de uma bacia de contenção.
Com a chuva registrada no município, as bacias de contenção, mesmo com apenas 30% das obras executadas, vêm conseguindo segurar a vazão. Mas, devido ao grande volume de chuvas registrado em poucas horas, a bacia da Linha Passo Trancado acabou extravasando. A Prefeitura de Xanxerê destacou que, apesar disso, a bacia reteve boa parte da água da chuva do temporal, o que evitou que o alagamento no Centro do município fosse muito maior. Além disso, a bacia de contenção que está em construção junto ao Ecoparque Municipal também deu conta de segurar a vazão da água desta madrugada.
As obras das bacias de contenção fazem parte do grande pacote de obras anunciado pela Prefeitura de Xanxerê durante o lançamento do “Programa 10 anos em 2”, maior programa de investimentos da história do município, com R$ 100 milhões licitados ou executados em programas e grandes projetos de infraestrutura por toda a cidade.
As cinco bacias de contenção, quando estiverem funcionando, terão capacidade de retenção de, no mínimo, 200 mil metros cúbicos.
Fotos: PMX