Santa Catarina


Governador alerta para piora no cenário de chuvas em SC

Por: Francieli Corrêa 08/10/2023 às 09:02 Atualizado: 15/10/2023 às 14:43

Em coletiva de imprensa, da sede da Defesa Civil de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello conclamou a população que mora em áreas de risco a buscar abrigo seguro nos municípios afetados pela enchente no estado.

O pedido se dá em meio à previsão de mais chuva neste domingo (8) e aos prognósticos técnicos que apontam que os rios podem atingir níveis expressivos de 14 metros, como em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

“O Estado está unido, fazendo tudo o que pode ser feito, mas, neste momento o pedido é para que as pessoas busquem abrigo seguro, deixem as residências se for preciso. Nós precisamos resguardar o que mais importa, que é a vida das pessoas”, conclama Jorginho Mello.

O governador voltou a pedir que a população se proteja. “É muita chuva em um curto período de tempo. Na próxima quarta-feira, a previsão é de mais chuva, então, estamos diante de um cenário pior do que o previsto, precisamos que as pessoas sigam as recomendações dos órgãos oficiais e preservem, em primeiro lugar, suas vidas”, frisa Jorginho Mello.

Acompanhado dos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar, Fabiano de Souza; da Polícia Militar, Aurélio José Pelozato da Rosa; e do secretário da Defesa e Proteção Civil, coronel Luiz Armando Schroeder Reis, o governador detalhou ações que o Estado vem adotando tanto na antecipação ao evento climático, quanto na pronta resposta à população atingida. Na tarde deste sábado, foi determinado o fechamento da barragem de Ituporanga e de José Boiteux com o apoio da PM.

SC tem 93 cidades com ocorrências e 46 municípios em situação de emergência

Foto: Divulgação / PMSC

Santa Catarina tinha, até à tarde de sábado, 93 municípios com ocorrências em virtude das condições meteorológicas. O dado está no relatório da Defesa Civil do Estado, atualizado às 17h de ontem, que confirmou a segunda morte, em decorrência das fortes chuvas, registrada em Palmeira.

Ainda de acordo com o relatório, subiu para 46 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência. 

Foto: Eduardo Valente / GOVSC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.