Representantes políticos e entidades se manifestam sobre a morte do ex-prefeito de Xanxerê
Autoridades políticas e entidades representativas manifestam nas redes sociais sua consternação diante do falecimento do empresário, ex-prefeito e ex-vereador de Xanxerê, Hélio da Silva Winckler. Ele morreu no último domingo (31), aos 71 anos, vítima de um acidente doméstico em Xanxerê.
Uma das autoridades a se manifestar foi o senador Esperidião Amin (PP), companheiro de partido político e amigo de Hélio Winckler. “Estamos nos dirigindo para Xanxerê, Angela, eu, Amaro, para levarmos o tributo de homenagem a este grande companheiro, exemplo de dedicação, espírito público, lealdade e honestidade. Querido amigo Hélio Winckler que nos deixou de uma maneira tão inesperada. Que Deus o receba com a generosidade que ele merece!”, escreveu o senador.
O deputado estadual catarinense, Altair Silva (PP), também expressou sua solidariedade, enaltecendo o legado deixado por Hélio Winckler. “Lamento profundamente o falecimento do meu amigo Hélio Winckler. Hélio era uma pessoa muito querida em Xanxerê, estava constantemente empenhado e pronto para ajudar o próximo. Foi desempenhando essa liderança que ele entrou para a vida pública, ocupou o cargo de vereador por 10 anos e também foi prefeito em duas oportunidades. Winckler foi muito importante para o crescimento do nosso partido no município, o Progressistas. Nesse momento de profunda tristeza, expressamos os nossos sentimentos, e oferecemos o nosso apoio e oração, para que Deus conforte os corações enlutados dos familiares e amigos”, escreveu o deputado.
O secretário municipal de Xanxerê, também parceiro de partido de Hélio Winckler, Evandro Berto disse: “É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento, neste domingo, do meu grande amigo e conselheiro, Hélio da Silva Winckler. Homem dedicado à família, grande empresário e líder comunitário. Deixa um grande legado de dedicação ao desenvolvimento do município de Xanxerê e do Estado de Santa Catarina. Descanse em paz e obrigado por todos os momentos em sua companhia”.
O vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus (MDB), escreveu: “Uma perda lastimável para Xanxerê o trágico falecimento do amigo e ex-prefeito Hélio da Silva Winckler! Meus sinceros sentimentos aos familiares e a todos os demais enlutados!”
Já o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, declarou: “Nossa solidariedade à família neste momento e dor. Uma grande perda para nosso município”.
A Prefeitura de Xanxerê também divulgou uma nota lamentando o ocorrido e enaltecendo o legado político de Hélio Winckler. Assim como a Associação dos Municípios do Alto Irani e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Xanxerê.
Vereadores xanxerenses manifestaram suas condolências, como o presidente da Câmara Municipal, Rogério de Oliveira: “Um momento muito triste para Xanxerê e os xanxerenses. Diante da perda prematura do Sr. Hélio da Silva Winckler, vereador e prefeito por duas vezes em Xanxerê. Empresário visionário, homem do bem e muito família, além de e uma notória personalidade pública e política em Xanxerê e região. Nesse momento de muita dor, me solidarizo com familiares e amigos. Manifesto meu agradecimento pela contribuição de estimado valor e legado de grande compromisso público e exemplo de honradez para toda Xanxerê”.
A Secretaria de Estado da Comunicação divulgou uma nota de pesar assinada pelo secretário João Evaristo Debiasi: “A Secretaria de Estado da Comunicação informa e lamenta o falecimento de Hélio da Silva Winkler, diretor da Rádio Super Difusora de Xanxerê”.
A Acaert divulgou nota assinada por seu presidente Fábio Bigolin: “Com pesar a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACAERT recebeu a triste notícia do falecimento de Hélio da Silva Winckler, ocorrido neste domingo (30/7), aos 71 anos. Hélio era diretor da Rádio Super Difusora, de Xanxerê, empresário e ex-prefeito da cidade”.