Câmara recebe representante de empresa que administra cemitério municipal
Na sessão de quarta-feira (9), Eduardo Mendes Pereira, da empresa Estop Engenharia, usou a tribuna para esclarecer a população sobre os trabalhos realizados junto ao Cemitério Municipal de Xanxerê. O representante da empresa que administra o cemitério de Xanxerê, esteve no legislativo devido há vários questionamentos de vereadores do município, que tem recebido diariamente um grande número de reclamações, principalmente pela demora e as grandes filas para recadastramento dos espaços existentes no cemitério.
De acordo com Eduardo, a gestão da empresa Estop Engenharia na administração do Cemitério Municipal de Xanxerê, teve início no mês de agosto com a transferência de dados físicos dos cadastros existentes para o sistema de gestão.
“Com a transferência destes dados, encontramos divergências nas informações e também a falta de dados. Como algumas coisas estavam ultrapassadas, nós buscamos atualizar estes dados, por isso tivemos que iniciar a parte cadastral com todo o mapeamento e numeração dos jazigos. Quem for agora no cemitério perceberá uma nova numeração e estes números serão o mesmo que estão no sistema afim de evitar erros, sobreposição de áreas e outras coisas mais”, disse o representante da Estop.
Eduardo destaca ainda que a empresa disponibilizou uma equipe técnica para estar trabalhando no cemitério. “Contamos hoje com um engenheiro ambiental e um engenheiro civil, para fazer a fiscalização das obras. Também temos uma equipe que está disponível para trabalhar na manutenção do cemitério, com trabalho de limpeza e atendimento ao público”, destacou.
O representante da Estop Engenharia salientou que foi feito um primeiro chamamento público para o recadastramento que se encerrava no dia 31 de outubro, mas foi prorrogado até o dia 15 de dezembro.
“As famílias que não realizaram o cadastro, a empresa estará até este dia realizando o recadastramento. Vale lembrar que, apesar de todo este chamamento, pouquíssimas pessoas estão indo fazer esta atualização de cadastro, isso é preocupante, pois se deixar para os últimos dias, como tem acontecido, vai ocorrer novamente os problemas de volume, de filas e de tempo, causando transtorno já que a gente não consegue atender todo mundo da forma adequada”, alertou Eduardo Mendes Pereira que finalizou dizendo que a empresa está trabalhando junto a administração para ampliar a demanda de terrenos e espaços junto ao cemitério municipal.
O presidente do legislativo municipal, Sidnei Mesneroviz, agradeceu a presença do representante da empresa Estop Engenharia para falar sobre os trabalhos da empresa junto ao cemitério municipal, já que todos os vereadores tem recebido algumas reclamações, principalmente com as demoras na fila.
“Foi importante esta explanação, e vamos fazer um apelo a população para não deixar para os últimos dias para fazer a atualização do seu cadastro junto a empresa, pois se deixar para a última hora vai causar transtorno, não só para a empresa, mas também para todos que precisam atualizar estes dados”, disse o presidente Sidão.
Foto: Ascom