Política


Três personalidades recebem o Título de Cidadão Xanxerense na sessão da Câmara de quarta-feira

Por: Sanny Borges 28/06/2022 às 16:50 Atualizado: 05/07/2022 às 23:27

A Câmara Municipal de Xanxerê estará reunida em sessão solene na noite desta quarta-feira (29), para a entrega de Título de Cidadão Xanxerense para três importantes personalidades do município. Estarão sendo agraciados com a homenagem o médico e ex-vereador do município, Antônio Barbosa, o empresário supermercadista Gentil Marció e o Técnico Agrícola e empresário do ramo de móveis, Rosito Miglioranza.

A sessão solene acontecerá a partir das 19h na sede da Câmara de Vereadores de Xanxerê, sendo que o público pode acompanhar de forma presencial ou então pela TV Câmara através da página da Câmara de Vereadores no Facebook.

Conheça os homenageados

Antônio W. Barbosa

Nasceu em Espumoso (RS), no dia 25 de setembro de 1942, filho de Agenor Barbosa e Edith Borba de Oliveira Mello. Passou a infância e estudou o primário na localidade de Arroio dos Portes, atualmente município de Nicolau Vergueiro (RS). Quando tinha 16 anos, a família mudou-se para Clevelândia/PR, onde começou a trabalhar na firma Prata Martins Material de Construções. Em 1963, mudou-se para Curitiba (PR), onde entrou para o colégio Estadual do Paraná, no curso científico (departamento de ciências biológicas).

Em 1967, foi aprovado na Universidade Federal do Paraná, no curso de Medicina e depois se transfere para a Faculdade Federal do Amazonas. Enquanto estuda, trabalha como professor de Biologia e Química Orgânica no Instituto de Educação do Amazonas.

Em 18 de outubro de 1969 se casa na cidade de Manaus/AM. Teve quatro filhas, Marcia, Ariadne, Lana Cristina e Raquel. Em 15 de dezembro de 1972 conclui o curso de Medicina e volta para a cidade de Clevelândia, onde exerceu a profissão de médico até 31 de agosto do mesmo ano.

Posteriormente exerceu sua profissão nas cidades de União da Vitória/PR, Galvão e Chapecó. Em 28 de junho de 1978, após conclusão da Especialização em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná, mudou-se para Xanxerê, onde até hoje exerce a profissão de médico. Trabalhou no Hospital Regional de Xanxerê por mais de 20 anos.

Em 1982, contribuiu para incrementar a fundação do Partido Democrático Brasileiro (PDT), cuja comissão provisória já estava constituída e concorreu, no pleito daquele ano, como candidato a prefeito. No mesmo ano foi eleito presidente do partido para o biênio de 82/83.

Nas eleições municipais de 1988 elegeu-se para vereador com 397 votos, integrando a nona legislatura do município (1989/1992). Na eleição subsequente 15 de novembro de 1992, foi reeleito vereador com 347 votos, para a décima legislatura (1993/1996), sendo que durante o seu mandato foi eleito Presidente do Legislativo Municipal, com duração de dois anos. Ainda no período de 10 a 20 de julho de 1993, assumiu a prefeitura, na ausência do prefeito Júlio Cesar Bodanese.

Em 1994, juntamente com os membros dissidentes do PDT e outros parceiros funda o PSD – Partido Socialista Democrático, pelo qual concorreu às eleições de 1996 como candidato a vereador e obteve 510 votos, porém, ficando na condição de primeiro suplente. No ano de 2000, ingressa no PMDB e concorre novamente uma cadeira no legislativo quando se elegeu com a quantidade de 437 votos, e integra a legislatura (2001/2004).

Gentil Marció

Gentil Marció nasceu no dia 12 de dezembro de 1942, na Linha Guatambu que, antigamente, pertencia ao município de Chapecó. Seu pai era Antônio Gentil. Antes da família se mudar para Chapecó, residiam em Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul. Depois mudaram-se para a Linha Pocinho, na zona rural de Xaxim, para trabalhar.

Para garantir o sustento da família, Antônio juntou suas economias e comprou uma bodega na Linha Rondinha, vendendo logo depois para adquirir uma propriedade na Serrinha, onde atualmente é a Linha São Paulo. Lá, a família permaneceu até o ano de 1973. Após, a família mudou-se para Xanxerê e Antônio veio a falecer no ano de 1988. Sua esposa e mãe de Gentil era Victoria Ursula Marció. Por seu estudo, poderia ter sido professora, mas não quis. Victoria faleceu em 2016.

Gentil é o segundo filho do casal e, em sua infância, frequentou a escola apenas quando a família estava morando na Linha Rondinha e na Linha Serrinha quando aprendeu contas básicas.

Começou a trabalhar desde cedo, desde os sete anos. Aos 17 anos, começou a tocar baile como violeiro com o seu irmão Nelson, que era gaiteiro, em um programa de rádio. Em um concurso feito pela Rádio Cultura de Xaxim, ficaram em primeiro lugar em uma disputa de 40 duplas e trios musicais. A música sempre foi uma de suas paixões e até hoje faz parte do seu cotidiano com a participação em corais da cidade de Xanxerê.

Com 18 anos, em 1961, Gentil casou-se com Angelina Salvador. Após um tempo, montou um salão de baile na Linha Serrinha, onde fazia bailes nos quais os Irmãos Marció tocavam e alegravam o pessoal de Xanxerê que vinha em busca de diversão.

No ano de 1969, com 23 anos de idade e sua esposa muito doente, resolveu vender o salão e vir morar na cidade para ficar mais próximo do atendimento médico. Para garantir o sustento, montou um pequeno mercadinho.

O casal teve quatro filhos, sendo três mulheres e um homem, os quais sempre estiveram unidos e trabalhando para o negócio da família. Gentil sempre foi uma pessoa muito querida por todos, sendo que tem 164 afilhados. A perda da esposa foi um momento marcante para Gentil e sua família, mas a força da família o fez superar e ele se sente grato por ver seus filhos bem.

O Supermercado Marció virou referência na cidade e, em 2015, inaugurou uma nova loja em Xanxerê, ampla e moderna. Na oportunidade, a família também homenageou suas matriarcas por meio do Super Gentil Angelina e do Super Gentil Victoria.

Seus filhos e netos, ajudaram no comércio desde crianças e isso o fez se sentir ainda mais orgulhoso e feliz de ter vindo para Xanxerê, criado raízes aqui e ter feito sua vida no município que ele aprendeu a amar e aonde fez muitos amigos.

Rosigo Miglioranza

Rosito Miglioranza, filho de Mário André Miglioranza (in memoriam) e Ledovina Benetti Miglioranza, nasceu em Cacique Doble/RS, em 15 de setembro de 1947. Migrou com a família para Santa Catarina pouco antes de completar quatro anos de idade no dia 15 de outubro de 1951, fixando residência na localidade de Linha Santa Laura, atual cidade de Faxinal dos Guedes.

Em 1959, a família de agricultores se muda para a Linha Baliza, interior de Xanxerê onde adquiriu propriedade de pouco mais de 2 colônias de terra. Na busca por melhores resultados na lavoura Rosito, seu pai e seus nove irmãos sempre procuraram orientações técnicas junto a ACARESC (Hoje Epagri) e participando das atividades do Clube de 4S. No ano de 1963 venceu o Concurso Nacional de Produtividade de milho, alcançando resultado de 90 sacas por hectare.

Entre os anos de 1966 e 1973, Rosito conquista formação como Técnico Agrícola pelo Instituto Universal Brasileiro e ainda a formação como Químico Industrial Agrícola e Técnico em Pecuária e Química Industrial Veterinária, este último pelo Instituto Científico de Química da cidade do Rio de Janeiro. Neste período também trabalhou dando treinamento a agricultores da região oeste de Santa Catarina.

Ainda no ano de 1971, foi eleito presidente do Sintrux – Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Xanxerê, função exercida em reeleições sucessivas até o ano de 1984.

No ano de 1981, a convite do então prefeito Rovilho Bortoluzzi, presidiu a primeira Comissão Organizadora da Festa Estadual do Milho, feito este que se tornou fato no ano de 1982 com a realização da primeira edição da Expo feira.

Por sua atuação na comunidade e como líder sindical foi levado a disputar as eleições de 1983 como candidato a vereador na chapa do futuro prefeito Doilio Moschetta. No ano de 1984 assumiu a função junto a Secretaria Municipal de Agricultura de Xanxerê como Técnico Agrícola. Logo após assume o comando do Setor de Obras, onde permaneceu até o final do mandato do prefeito Hélio Winckler no ano de 1992.

Retornou ao serviço público no segundo mandato do prefeito Hélio Winckler (1997) e permaneceu ativo em vários setores da gestão municipal até o término do mandato do prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi no final do ano de 2012. Desde então atua como empresário do ramo moveleiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.