Comunidade


Xanxerense cria vakinha on-line para aquisição de nova prótese mecânica

Por: Sanny Borges 12/05/2022 às 16:45 Atualizado: 19/05/2022 às 23:34

O xanxerense Iuri Busnello, 25 anos, está promovendo uma vakinha on-line para a aquisição de uma nova prótese mecânica para a sua perna. Diante do alto custo, ele vem pedindo ajuda da comunidade para a compra, pois sua prótese atual está lhe machucando.

Iuri nasceu com uma malformação congênita na perna e na coluna. Com um ano de idade, precisou amputar parte de sua perna direita e desde então necessita do uso da prótese mecânica. Ele conta que seu equipamento atual foi conseguido há dois anos, através do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que agora não supre mais suas necessidades.

“Eu não tinha a rótula do joelho e nem a tíbia. Com um ano e três meses eu já andava com prótese, a qual foi doada por uma empresa de Florianópolis até meus 10 anos. Demorei 14 anos para conseguir pelo SUS. As primeiras próteses até ajudaram, mas devido ao meu ritmo de trabalho, eu preciso de uma melhor, pois essa está me machucando e afetando a minha coluna, afinal também tenho uma escoliose grave, de 65 graus”, conta.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Iuri necessita de uma prótese endoesquelética confeccionada sob medida, com cartuchos de contato total e definitivo interno com silicone e externo em fibra de carbono, além disso ela possui um joelho monocentrico hidráulico e conexão em alumínio, com pé Pro-Flex. Ao todo, ela possui um custo de cerca de R$ 52,8 mil.

“Ela tem um joelho e um pé melhor, o que vai ajudar na minha mobilidade e o encaixe dela é diferente. Essa que eu utilizo, além do encaixe não estar mais certo para o meu coto, ele é de fibra e minha pele fica em contato com a fibra direto, não fixando e me machucando. Essa nova prótese possui um silicone que protege a pele para não machucar e tem um encaixe certo”, explica Iuri.

O xanxerense ressalta que a vakinha on-line é sua última opção para a aquisição da prótese mecânica. Iuri tentou adquirir novamente pelo SUS e através de seu plano de saúde pela empresa que trabalha, mas devido uma cláusula do contrato que exclui o fornecimento de próteses ortopédicas, o pedido foi negado.

As doações podem ser feitas pela vakinha on-line ou então pelo PIX [email protected].

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

Fotos: Arquivo pessoal

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.