Pais e amigos de autistas de Xanxerê se reúnem para criação da AMA neste sábado (30)
Amigos e pais de autistas de Xanxerê se reúnem neste sábado (30), às 14h30, no Auditório do Colégio Costa e Silva, em uma assembleia geral para a constituição da Associação de Amigos de Autistas da Amai (AMA). Na oportunidade será criado também o estatuto, eleição e posse da diretoria.
De acordo com a advogada Ana Cecília Sirino, uma das responsáveis pelos trabalhos de criação da associação, há alguns anos, familiares de pessoas autistas de Xanxerê a procuraram para desenvolver o estatuto da AMA, com o objetivo de ajudar com recursos e ações em prol dos autistas do município.
“O objetivo principal da AMA é de preparar os pais e buscar recursos e ações para desenvolver campanhas para os autistas. Em Xanxerê temos um número bem grande de autistas e isso só vem crescendo. Queremos ajudar os pais e familiares a detectar esse espectro e a sociedade a como lidar com pessoas autistas”, explica.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
Ana ressalta que a AMA pretende proporcionar às pessoas com autismo uma vida mais digna, seja no trabalho, saúde ou lazer. Além disso, oferecer às famílias instrumentos para a convivência no lar e em sociedade e promover e incentivar pesquisas sobre o autismo, difundindo o conhecimento acumulado.
“A função primordial é essa, de ser uma associação informativa e de ajuda. Hoje em dia é muito importante que um autista seja acompanhado por psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Pessoas sem condições não vão conseguir buscar essa ajuda necessária, pois não temos divulgação e engajamento no município”.
Segundo Ana, a associação de autistas de Chapecó foi uma referência para o desenvolvimento da AMA de Xanxerê. Ela conta que outro motivo para estar à frente dos trabalhos de criação foi o fato de ter uma sobrinha autista e por sentir necessidade de ajudar as famílias a lidar com a condição.
“Eu tenho uma sobrinha autista, então estou envolvida até para ajudar neste sentido. Convidando as pessoas que têm interesse e que querem participar e contribuir. Não estamos pedindo ajuda financeiramente, mas contribuir na divulgação, buscando parcerias e fazendo parte da diretoria, para que tenhamos aqui em Xanxerê um engajamento maior para essa causa”, finaliza.
*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook