Geral


Colheita e venda de pinhão já estão permitidas em SC

Por: Sanny Borges 04/04/2022 às 17:35 Atualizado: 11/04/2022 às 20:53

Desde a última sexta-feira, 1 de abril, está aberta a temporada de colheita e venda de pinhão em Santa Catarina. O alimento é um dos mais consumidos durante o inverno, presente em sopas, doces ou assado em cima da chapa dos fogões a lenha.

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), é esperado da safra do pinhão no estado catarinense 30% a mais do que a do ano passado. Essa maior produção está relacionada ao clima, que favoreceu o desenvolvimento das pinhas.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Já é possível encontrar a semente nos supermercados e o valor varia de região para região. Em Xanxerê, o quilo do pinhão é comercializado, em média, por R$ 9,99.

Nessa época em que o frio começa a aparecer, o pinhão é bastante consumido e opções não faltam para saborear a semente. Na paçoca de pinhão ele é moído e misturado com carnes, no entrevo a mistura é com verduras e carnes. Mas, tem também o modo tradicional, pinhão assado na chapa do fogão à lenha, cozinho ou na sapecada, quanto ele é colocado no meio das grimpas e se faz uma fogueira.

Colher pinhão antes de 1º de abril é crime

Durante o período de proibição da colheita do pinhão a Policia Militar Ambiental (PMA) realizou operações para fiscalizar e combater a colheita, transporte e comercialização da semente antes da época permitida por lei Estadual nº 15.457/2011. Foram fiscalizados supermercados e propriedades rurais. Segundo a PMA ninguém foi flagrado vendendo o pinhão.


*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.