Eleições 2022


Prático e sustentável, e-Título facilita a vida do eleitorado

Título digital permite consultar local de votação, verificar a situação eleitoral e emitir certidões
Por: Francieli Corrêa 28/03/2022 às 17:00 Atualizado: 04/04/2022 às 19:38

O e-Título foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral e lançado em 2017 para facilitar a vida de eleitoras e eleitores. É a versão digital do título de eleitor, no celular ou tablet, que pode ser apresentado no dia da eleição.

Prático e sustentável, o e-Título é muito fácil de acessar e oferece uma série de serviços. Disponibilizado gratuitamente, o aplicativo permite consultar o número do título e o local de votação; verificar a situação eleitoral; emitir certidões, como a quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral; justificar ausência às urnas; consultar e emitir guias para pagamentos de débitos eleitorais; validar a autenticidade de documentos; e se cadastrar como mesária ou mesário voluntário.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Praticidade

Depois de fazer o título de eleitor pelo Atendimento Online do site do TRE-SC o título fica disponível no app em até 10 dias úteis.

Basta baixar o e-Título na Play Store ou APP Store, nas versões Android ou iOS, e inserir os dados. Preencher o nome, a data de nascimento, o número de inscrição do título de eleitor, o nome da mãe e o nome do pai. Os dados precisam estar exatamente iguais aos que foram informados à Justiça Eleitoral. Se algum dado estiver em discordância com aquele lançado no Cadastro, o sistema não valida e não libera o e-Título. Ao ser acessado pela primeira vez e validado com as informações corretas, o documento é gravado localmente e fica disponível ao eleitor.

Quem fez o recadastramento biométrico pode votar com o e-Título, pois a foto aparece na via digital. Quem ainda não fez a biometria deve apresentar também um documento de identificação oficial com foto no dia da eleição.

O título digital mostra o endereço do local de votação, inclusive com um mapa com geolocalização. Ele também tem um QR Code para a validação na zona eleitoral.

Fora do dia de votação, o aplicativo facilita a vida do eleitorado porque disponibiliza a certidão de quitação eleitoral, documento solicitado para alguns procedimentos, como obtenção de CPF, matrícula em instituição de ensino e inscrição em concursos.

E mais uma facilidade: o e-Título pode ser acessado com o número do CPF.

Sustentabilidade

Além de não precisar emitir o título de eleitor em papel, o e-Título traz economia. Há redução dos custos da Justiça Eleitoral com a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, aquisição de equipamentos para a impressão dos documentos e consumo de energia, entre outros.

Para cidadãs e cidadãos, o benefício está na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor, além de evitar deslocamentos até o cartório eleitoral. (TRE-SC)


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.