Educação


Projeto de escola em Xanxerê une as disciplinas de Arte e Matemática

Um projeto interdisciplinar uniu os alunos do 9º ano da EEB Joaquim Nabuco, de Xanxerê, em torno da Arte e da Matemática
Por: Francieli Corrêa 24/03/2022 às 11:20 Atualizado: 31/03/2022 às 21:15

A iniciativa intitulada “A Arte dos Fractais na exploração da Matemática” foi desenvolvida pelos professores Guilherme Girardini Fontana e Jéssica Dalla Corte e contou com a aplicação da metodologia ativa STEAM (sigla em inglês para designar atividades interdisciplinares que envolvem as áreas de conhecimento de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Os fractais são objetos gerados pela repetição de um mesmo processo recursivo, apresentando características como autossemelhança e complexidade infinita. Eles podem apresentar várias formas diferentes, não existindo uma aparência consensual.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Fracrtais na matemática 2O professor Guilherme explica que o objetivo foi usar os fractais como instrumento motivador e ilustrativo, para ajudar no ensino e aprendizagem de Matemática e no saber da Arte Concreta para a construção de uma mandala. “Esse tema é extremamente interessante do ponto de vista científico, tanto por sua diversidade como complexidade. A proposta do projeto foi apresentar os fractais de uma maneira intuitiva e simplificada”. Os padrões de repetição são encontrados em diversas situações do cotidiano, tais como colmeias, troncos, nuvens e possuem inúmeras aplicações em diferentes áreas de conhecimento.

Para a confecção das mandalas foram utilizados os seguintes materiais: uma forma circular de papelão com 17cm de diâmetro, colas diversas, régua, tesoura e papeis A4 coloridos.

As aulas foram aprovadas pelos alunos. Brenda Vaz, da turma 902, afirma que não tem facilidade em Matemática, mas gosta de Arte: “Ter as duas matérias juntas foi muito interessante. Eu gostei da atividade, pois envolveu muita criatividade”. Já Icaro Dagostini, da mesma turma, tem mais aptidão para Matemática: “A experiência desse projeto de misturar as disciplinas foi diferente, pra não ficar só na parte teórica da matemática”. Nicoly dos Santos Jacques, da turma 904, afirma que, apesar das dificuldades, o trabalho foi muito interessante “Precisa de muita concentração, pois trabalha com diferentes cores e com o sentido de infinito”, finaliza.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook


Fotos: Divulgação/SED

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.