Educação


Educação financeira e emocional será tema de projeto realizado em escolas municipais de Xanxerê

Por: Sanny Borges 04/07/2025 às 11:59 Atualizado: 05/07/2025 às 07:24

A Administração Municipal de Xanxerê, por meio da Secretaria de Educação, é parceira em um projeto que visa ensinar sobre educação financeira e inteligência emocional nas escolas. A iniciativa é promovida pelo Sicoob Credimoc e busca realizar encontros dinâmicos sobre o tema com os estudantes. Intitulado como “Sicoob Educa Kids”, a atividade ainda realiza um concurso, que premiará 12 crianças com uma poupança no valor de R$300,00.

O programa envolve estudantes do sexto ano das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Janete Cassol e Nossa Senhora Aparecida. A aula que marca o início do projeto foi realizada na última terça-feira (1), com os estudantes da EMEB Janete Cassol.

Ao todo serão realizados quatro encontros, divididos em dois dias e com duração de até 90 minutos cada. Os dois primeiros acontecerão com ensinamentos teóricos e com a realização de dinâmicas sobre estratégias de regulação emocional e a formulação de orçamentos e prioridades financeiras.

No terceiro encontro, será realizado o concurso. Nesta ocasião, os estudantes terão que responder a uma pergunta e os responsáveis pelas 12 melhores respostas receberão as poupanças. A revelação dos ganhadores acontece apenas no quarto encontro do projeto, que será realizado na sede da cooperativa de crédito. Esta atividade marcará o encerramento do projeto, com a entrega de certificados e de brindes.

Entre as principais temáticas do programa estão a relação entre a inteligência emocional e a gestão financeira, a cidadania consciente, a auto regulação emocional e o impacto das emoções nas decisões financeiras. Os encontros estão previstos para acontecer de forma mensal, sendo que o último deles deve ser realizado no mês de outubro.

A secretária da educação de Xanxerê, Vera Lúcia Corrêa, destaca a relevância desta iniciativa, principalmente por atingir o público adolescente. “Para que tenham conhecimento de como a inteligência emocional interfere na forma que cada um lida com a questão financeira”, conta. A secretária defende que o projeto deve promover uma “geração mais consciente, resiliente e menos consumista”.

Fotos: PMX

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.