Saúde


Casos positivos e internações por dengue aumentam em Xanxerê

Por: Francieli Corrêa 23/03/2022 às 10:30 Atualizado: 30/03/2022 às 13:02

Com o aumento dos casos de dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê passou a divulgar diariamente, durante a semana, o Boletim da Dengue. 

Conforme o boletim divulgado nesta quarta-feira (23), já foram testadas 585 pessoas. Dessas,  276 positivaram para dengue, 52 exames deram negativo e 257 ainda aguardam resultado. Quatro pessoas estão internadas.  O número de focos do mosquito identificados pela vigilância é 396. 

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp



Na semana passada o município de Xanxerê informou que vive uma epidemia de dengue e decretou situação de emergência devido a infestação do mosquito. Uma Sala de Situação foi formada para debater ações de enfrentamento. Entre as iniciativas para combate e controle dos focos,  será aumentada a fiscalização nos bairros - nesta quarta-feira, uma equipe de fiscais passa pelo bairro Sufiatti

A Prefeitura também já abriu licitação para o credenciamento de laboratórios particulares, que possam realizar exames para dengue e, assim, acelerar o diagnóstico da doença. 

Sintomas

Conforme informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento em um serviço de saúde. 


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.