Comunidade


Assinada ordem de serviço para construção das bacias de contenção em Xanxerê

Por: Francieli Corrêa 14/03/2022 às 11:29 Atualizado: 21/03/2022 às 21:45

Foi assinada na manhã desta segunda-feira (14), a ordem de serviço para o início das obras das bacias de contenção, que serão implantadas em cinco locais de Xanxerê. Um projeto aguardado há muitos anos para a contenção das cheias que atingem o município. A ação faz parte do Programa 10 em 2, da Administração Municipal, através do qual serão investidos mais de 100 milhões em programas e projetos de infraestrutura na cidade.

O prefeito em exercício, Adenilso Biasus(MDB), destacou que esta é a primeira etapa para resolver definitivamente os problemas históricos dos alagamentos. "Essa obra é uma das principais ações que eu e o prefeito Oscar Martarello assumimos o compromisso, desde o início da nossa caminhada", comentou.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

A indicação dos locais onde as bacias serão implantadas foi feita em estudo datado de 2014, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil - empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o qual aponta que a construção das bacias é uma medida necessária para a contenção das cheias, evitando riscos e ameaças à vida e ao patrimônio, ocasionado em épocas de precipitações intensas.

"A cada ano ocorrem as inundações, que trazem prejuízos para o município e a muitas pessoas, então é uma obra que já queríamos fazer há tempo e agora vamos conseguir tirá-la do papel", destacou o  secretário de Obras, Transportes e Serviços, Leandro Marzari Silva.

As bacias serão construídas: no Rio Xanxerê, no bairro Leandro , no bairro Castelo Branco, no bairro Nossa Senhora de Lourdes e no bairro Colatto. O somatório dos volumes de água da chuva a serem retidos nas cinco bacias previstas deve ser de no mínimo 200 mil metros cúbicos. 

As obras serão executadas pela empresa Sobradinho Incorporadora e Construtora Eireli ME, vencedora do processo licitatório 001/20022 - Concorrência Pública 0001/2022. Que terá 15 meses para a execução dos serviços, com investimento de R$ 6.299.667,72, sendo R$ 5 milhões do Governo do estado e 1.299,667,72 de contrapartida do município. 

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Obras, Transportes e Serviços, Leandro Marzari Silva, o Assessor de Gabinete, Rivael Sander Freschi, a presidente Da Acix, Irene Sá Affolter, o vereador Evandro Saibo, o representante da empresa Sobradinho Incorporadora e Construtora, Rudimar Bavaresco, o procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot, o secretário de Agricultura de Políticas Ambientais, Alcedir Rama e a secretária de Assistência Social, Luciana Contini.

  

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook


Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.