Cervejaria de Xanxerê recebe título de segunda melhor Pilsen do Brasil
A Cervejaria Brautschleier, de Xanxerê, recebeu o título de segunda melhor Pilsen do Brasil, na última terça-feira (8), quando participou do Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau. Eloi Duarte e Gabriel Cauê Duarte, pai e filho e sócios proprietários da cervejaria, são os grandes responsáveis pela conquista do título.
Em conversa com Gabriel, ele conta que a cervejaria é um sonho idealizado por ele e seu pai. A produção da cerveja Brautschleier iniciou em 2015, feita em casa. Já em 2019, pai e filho conseguiram aprovação para a produção em escala industrial e, assim, vender em mercados, bares e restaurantes, com liberação do Ministério da Agricultura.
“Quando veio a pandemia do coronavírus em 2020, vimos que para conseguirmos nos manter no mercado, teríamos que ter um produto excepcional, pois estávamos começando e muitas pessoas não conheciam e ficavam em dúvida se o produto era bom. Para acabar com essas dúvidas, resolvemos nos inscrever no concurso, porque, além de ter a chance de ganhar uma medalha e ter o reconhecimento do seu produto a nível de Brasil, ganharíamos um laudo técnico, o qual mostra onde é possível melhorar, se a cerveja condiz com o estilo que é feito e se ela está dentro dos parâmetros”, explica.
Após a inscrição no concurso, a amostra da cerveja xanxerense foi enviada para Blumenau e, na última terça-feira, a família Duarte recebeu a notícia de que a cerveja Brautschleier havia sido eleita como a segunda melhor Pilsen do Brasil, conquistando a medalha de prata. Gabriel destaca que não esperava pelo prêmio.
“Enviamos a amostra para Blumenau mais pela análise do laudo, para ver como estava nosso produto e se ele realmente tinha a qualidade que dizíamos para os nossos clientes. Porém, na terça, veio essa linda notícia, que a nossa Pilsen foi considerada a segunda melhor do Brasil. Para nós é um prêmio muito grande, um negócio sem explicação”, destaca.
Gabriel ressalta que o produto xanxerense possui uma qualidade excelente e enfatiza que seu pai é um mestre cervejeiro certificado. “Dois anos antes de começarmos a fazer a cerveja em casa, surgiu uma oportunidade para o meu fazer um curso em Blumenau de Tecnologia Cervejeira. Em dois anos ele aprendeu a fazer cerveja e saiu de lá um mestre cervejeiro”.
Toda a produção da cerveja Brautschleier é feita em Xanxerê. O produto é vendido no município, Faxinal dos Guedes e Chapecó.
Mais de 600 cervejarias participaram do concurso, com 3.635 rótulos de cervejas. Todas as amostras foram analisadas por 106 jurados de 21 países.