Cultura


Aulas do Projeto Cidadãos do Futuro iniciam neste sábado (05) em Xanxerê

Por: Sanny Borges 28/02/2022 às 17:53 Atualizado: 07/03/2022 às 19:06

A partir do próximo sábado (05), iniciam as oficinas do Projeto Cidadãos do Futuro, com aulas sobre a cultura afro-brasileira, artesanato, percussão e demais manifestações culturais. O projeto foi comtemplado pelo edital de incentivo à cultura Elisabete Anderle 2020, executado com recursos do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

De acordo com o presidente do Centro Cultural e Artístico Resistência Popular e professor das oficinas de ritmos afro, Diego Luiz Vaseak, o projeto terá atividades voltadas para a Capoeira Angola, samba de roda, percussão de tambores e confecção de instrumentos.

“As aulas são voltadas ao ensino da cultura afro-brasileira, integrando aulas de artesanato, percussão e manifestações culturais, realizando para tanto, aulas práticas e teóricas semanalmente aos sábados. A previsão é de que as aulas do projeto durem cerca de seis meses”, explica.

Segundo Diego, na oficina de percussão será abordado o ritmo afro, usando tambores tradicionais e tambores confeccionados com materiais alternativos, como latas de tinta, baldes e canos de PVC. Na oficina de artesanato, os alunos iram aprender a fazer tambores, berimbaus, agogôs, reco-recos, pandeiros, utilizando materiais tradicionais e alternativos, além de customizar indumentárias e adereços. Já na oficina de manifestações culturais, os alunos serão inseridos no universo da cultura popular, com aulas de capoeira angola, samba de roda e maculelê. Além disso, irão estudar temas relacionados a cultura.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Diego destaca, ainda, que as oficinais de confecção de instrumentos com materiais recicláveis serão ministradas pelo contramestre de capoeira angola, Adriano Vitorazzi, e pelo professor Ronaldo Alves.

As aulas serão gratuitas e abertas para toda a comunidade, sempre aos sábados, das 8h às 11h. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas no Espaço de Arte e Culturas Integradas, localizado na rua Tomé de Souza, nº 35, no bairro Matinho, em Xanxerê. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 9 9155-3139.

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.