Cultura


Entrega da restauração da Casa da Cultura Maria Rosa marca aniversário de 68 anos de Xanxerê

Cerimônia realizada em frente ao prédio da antiga Prefeitura, que hoje abriga a Casa da Cultura Maria Rosa, contou com a presença de autoridades, artistas e público em geral
Por: Francieli Corrêa 27/02/2022 às 14:11 Atualizado: 06/03/2022 às 17:05
A solenidade de reinauguração foi aberta com uma Intervenção Cultural do grupo Cia de Dança de Xanxerê, através do Programa de Formação na Área Cultural (PROMFAC) e contou também com a participação do Coral Municipal de Xanxerê apresentando o Hino do município e o Hino Nacional Brasileiro.

A entrega da restauração do prédio que abriga a Casa da Cultura Maria Rosa, na manhã deste domingo (27), marcou o aniversário de 68 anos de emancipação político-administrativa de Xanxerê, comemorado nesta data. Autoridades locais, artistas e pessoas que marcaram a história do município estiveram presentes na solenidade realizada em frente ao histórico Paço Municipal. 

O prédio foi construído na década de 1950 e inaugurado em 7 de setembro de 1955, na administração do prefeito Adílio Fortes. A Prefeitura atendeu no local até março de 1984, quando a sede do Poder Público mudou para novas instalações, no prédio onde ainda fica o Centro Administrativo Municipal. Em 13 de abril de 1984 foi tombado como patrimônio histórico, pelo então prefeito Doilio Moschetta, que acompanhou a solenidade de hoje.

“Eu assumi em 1º de fevereiro de 1983, o seu Rovilho já tinha o projeto para a nova [sede da Prefeitura] e tinha feito a terraplanagem, então a gente já licitou e começamos a construção, para mudarmos para lá e tombando aqui como um patrimônio histórico. Eu me orgulho muito de fazer parte dessa história e de ver que, agora, com a reforma ficou muito mais bonita”, comenta Moschetta.


Em 1989, o espaço foi cedido em forma de comodato para a entidade Casa da Cultura Maria Rosa, com o objetivo de promover e difundir a cultura do município em diversas áreas. “Para nós é um momento muito importante. Estamos muito felizes, porque foi uma batalha de anos e de várias pessoas que passaram por esse local e almejavam essa reforma. Agora, com esse espaço revitalizado, montaremos a nossa estrutura do Departamento de Cultura e daremos continuidade às ações”, comentou a diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht. 

O presidente da Casa da Cultura Maria Rosa, Diego Gonçalves, complementa que o local faz parte da história de Xanxerê, “Estamos muito felizes com essa conquista. É uma emoção muito grande, está lindo e emocionante de ver, porque é a história do nosso município, da nossa cultura”, disse.  


A construção guarda parte da história cultural e política do município. Seis prefeitos comandaram Xanxerê no local: Adílio Fortes, Alberto Michelin, Rovilho Bortoluzzi, Sady Cavalheiro Marinho, Antônio Pompermayer e Doilio Domingos Moschetta, na companhia de seus vice-prefeitos, secretários e demais servidores públicos.

“Hoje comemoramos 68 anos de emancipação de um município que cresce a passos largos, com o trabalho duro de cada xanxerense que aqui reside, que aqui investe, de entidades, associações, enfim de todos que colaboraram ao longo desses anos para o desenvolvimento do nosso município”, comentou o prefeito Oscar Martarello (PSDB).

O vice-prefeito, Adenilso Biasus (MDB), que era secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável em 2018, quando o projeto de restauração teve início, foi uma das pessoas que teve participação decisiva para que a reforma do local acontecesse. “Queremos iniciar um novo ciclo na área cultural do município a partir desta inauguração, pois sabemos que a questão cultural tem muito a ver com a qualidade de vida do nosso povo”, salientou. 

A Administração Municipal destacou, ainda, a participação de outros políticos, como o então deputado federal Valdir Colatto (MDB), do deputado federal Mauro Mariani (MDB), bem como o senador Dário Berger (MDB), que em visita ao então ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, apresentaram a necessidade de revitalização do prédio. O trabalho de reforma começou em 2021 e foi realizado com recursos do Orçamento Geral da União.  


Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.