Faex Energy recebe visita do biólogo Richard Rasmussen
A Faex Energy continua movimentada em seu segundo dia e, entre os visitantes, a feira de energias renováveis contou, nesta quinta-feira (17), com a presença do biólogo e apresentador Richard Rasmussen. Ele está em Xanxerê a convite da Cogecom - Cooperativa de Geração Compartilhada de Energia Elétrica, de Curitiba/PR, uma das expositoras da feira.
Richard é embaixador da marca, que também patrocina o projeto Brasil Biomas, através do qual o biólogo faz uma expedição pelo país, conhecendo e mostrando mais sobre a fauna e a flora brasileira.
“A parceria começou porque a gente usa energia solar nos nossos caminhões, temos três que percorrem o país no projeto Brasil Biomas, que é uma releitura do Brasil por sete anos, através dos seus biomas, cultura, fauna e flora, e acabamos nos aproximando da Cogecom. Energias renováveis como a solar e a eólica são o futuro, isso é inegável, e que bom que estamos caminhando para isso. Então, o que a Cogecom propõe casou perfeitamente com o nosso modo de operação” comentou Richard.
O biólogo chegou hoje pela manhã na feira e destacou que a ideia da Faex Energy é muito importante. “Eu acabei de chegar, vou ter o dia para circular e conhecer todos os participantes, mas achei a proposta muito interessante. Até agora posso dizer que está show, muito bem montada” comentou.
Além de expor na Faex Energy, o presidente da Cogecom, Roberto Corrêa, também foi um dos palestrantes da quarta-feira (16), no 1º Congresso de Energias e Eficiência Energética. Correa falou sobre a Maturação do Mercado Consumidor de Geração Distribuída e o que esperar do novo marco regulatório (PL 5829). Ao Tudo Sobre Xanxerê, ele explicou um pouco de como funciona o trabalho da cooperativa.
“A geração compartilhada de energia, que é o que a Cogecom faz, nada mais é do que a transferência de energia de usinas renováveis para as unidades consumidoras de pequeno consumo, como casa, escritório, supermercado. Ou seja, você que hoje gasta com energia, e gasta muito, pela primeira vez tem a oportunidade de reduzir esse custo sem gastar mais nada, sem fazer investimentos, sem fidelização e sem precisar alterar estrutura do seu estabelecimento. Ou seja, de uma forma muito simples consegue reduzir o custo de energia em até 25%. Isso acontece, porque a Cogecom possui uma série de usinas de energias renováveis e toda essa energia que geramos é creditada nessas unidades consumidoras beneficiárias”, explica.
Ainda segundo o presidente da Cogecom, a cooperativa atende mais de 10 mil clientes só nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.