BR 282


Ataque a radares da BR-282 repercute entre moradores e autoridades da região

Velocidade máxima de 40 km/h é alvo de críticas desde a instalação dos equipamentos
Por: Sanny Borges 10/02/2022 às 16:49 Atualizado: 17/02/2022 às 19:58

Radares localizados na BR-282, entre os municípios de Xaxim e Cordilheira Alta, foram alvos de ataques nos últimos dias. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dois aparelhos, localizados no Km 521 e Km 527, foram atingidos por disparos de arma de fogo durante a semana passada. A velocidade máxima cobrada é de 40 km/h, o que é motivo e crítica por parte dos motoristas que transitam pelo local.

Nesta semana, outro radar também foi alvo de ataque. Localizado na BR-282, entre os dois trevos de acesso ao município de Xaxim, o equipamento foi derrubado entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, mas já foi consertado durante a tarde. Diante das últimas ações, o assunto tem ganhado bastante repercussão na imprensa, população e entre as autoridades.

Com a repercussão, um vereador de Chapecó criou uma monção de apelo para que o DNIT retire os radares, a qual foi aprovada pela Câmara de Vereadores do município. Na justificativa, foi citado o grande número de caminhões carregados que passam pelo local, os quais precisam de velocidade superior a 40 km/h.

Na sessão da Câmara de Vereadores de Xanxerê, da quarta-feira (09), o vereador Evandro Berto (PP) também questionou o DNIT sobre as instalações dos radares naquela localidade. Em sua fala, ele disse que a instalação desses radares com essa velocidade é um "assalto aos brasileiros".

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

“Eu duvido que alguém vai passar por lá e conseguir manter os 40 km/h. Os motoristas vão tentar segurar, ficar de olho no radar e atrapalhar o desenvolvimento do trânsito. Espero que sejam tomadas atitudes o mais rápido possível. É uma situação preocupante e triste”, disse Berto.

O vereador Alessandro Antoniolli (PT), concordou com Berto durante sua fala, alegando que o trecho até Chapecó possui ao todo 14 radares instalados (entre ida e volta), o que é um exagero segundo ele.

Em contato com a assessoria de imprensa do DNIT, foram confirmados os ataques da semana passada e desta.  “Independentemente do ato de vandalismo, o DNIT sempre avalia os aparelhos. Vamos a campo verificar a situação e colocar eles em funcionamento. Se necessário, é feito a troca do equipamento. É importante deixar claro que os motoristas sempre devem considerar que os radares estão em funcionando, pois rapidamente eles são colocados novamente em funcionamento”, explicou o DNIT.


*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook

Fotos: ClicRDC
Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.