Botão do Pânico: saiba como funciona
O Botão do Pânico é uma tecnologia aliada de mulheres vítimas de violência doméstica. Esse recurso serve para que a vítima, caso não consiga ligar e também não queira ser exposta durante o fato, acione a Central Regional de Emergência (CRE) e receba o socorro da polícia.
Quando acionado, em virtude de perigo iminente de agressão, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida. O alerta aparece de forma destacada na CRE e a ocorrência vira prioridade. A viatura mais próxima será deslocada imediatamente para o local da ocorrência.
> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
A funcionalidade do Botão do Pânico é disponibilizada às mulheres que conseguem na Justiça medida protetiva contra seus agressores e está disponível no aplicativo PMSC Cidadão, lançado em 2019, para facilitar a interação do cidadão catarinense na solicitação de atendimento.
PMSC Cidadão
O aplicativo, disponível para os sistemas Android e IOS, também tem outras funcionalidades. Com ele, o usuário tem a possibilidade de acionar a PM de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente, o que proporciona maior clareza e agilidade na comunicação dos fatos e também um maior detalhamento da ocorrência para o atendimento policial.
Como não é necessário falar com um atendente, o usuário terá apenas que registrar ou enviar os dados para a PM, permitindo assim que pessoas com deficiência auditiva e palatal também possam utilizar o aplicativo sem dificuldade.
A polícia destaca que o aplicativo não substitui totalmente a ligação para o telefone 190. Ele é apenas mais uma ferramenta de apoio ao atendimento de emergência. E quando o cidadão não tiver internet em seu dispositivo móvel, o próprio aplicativo também informa e cria um link direto para uma ligação para o número 190.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
* Curta nossa página no Facebook
